19 jul • 2014

‘Uma pequena tentação sem nenhuma obrigação.’

Essa é a primeira frase que chama atenção no cardápio de sobremesas do restaurante português Casa Lisboa, que traz no  a essência da cozinha lusa e funciona numa linda casa de dois andares, com características típicas portuguesas e mediterrâneas. Da iluminação à decoração, o sentimento de fato é como se estivéssemos passando férias num lugarzinho como Arganil ou Ilha da Madeira.

[O Restaurante - foto: Fanpage Casa Lisboa]

[O Restaurante – foto: Fanpage Casa Lisboa]

Com um salão interno super charmoso e aconchegante, mas também com uma varandinha e banquinhos de jardim ficando ainda mais perfeita com uma linda árvore com florzinhas rosas (acho que era flamboyant!), a noite estava ideal e fresquinha para saborear delícias portuguesas e caprichadas.

No cardápio de sobremesas, encontramos dos famosos pasteizinhos de Belém, Bolo da Ilha da Madeira ao vinho do Porto, Natas do Céu, Ananás e outros doces sabores. Pra completar minha alegria e tornar a noite ainda mais doce, eles tem uma opção chamada Travessa de Delícias Portuguesas, no qual vem um pouquinho de cada quitute e pode ser dividida: Pastel de Belém, Queijada de Leite, Arroz Doce, Biscoitinhos e Bolo da Ilha da Madeira com Vinho do Porto.

Pra começar quando a Travessa chegou, estava tão perfumada e apetitosa, pois polvilharam açúcar e canela no prato, além de cheiroso estava linda a apresentação.

[Travessa de muitas Delícias Portuguesas]

[Travessa de muitas Delícias Portuguesas]

1- Pastel de Belém e Queijada de Leite – o primeiro é o mais queimadinho com a massinha levemente folhada e recheio bem cremoso. Já o seguindo o recheio mais durinho, lembrando a consistência da massa de um bolo de aimpim. Ambos uma delícia.

2- Biscoitinhos – lembra um biscoito de goma (e sim era biscoitinho de goma) bem crocante e levemente doce. Muito gostoso mesmo!

[Delícias, mas os favoritos: Pastel de Belém e o Bolo da Ilha da Madeira ao Vinho do Porto]

[Delícias, mas os favoritos: Pastel de Belém e o Bolo da Ilha da Madeira ao Vinho do Porto]

3- Arroz Doce – das opções da Travessa esperava mais doce. Tava bem cremoso, a canela deu um toque super legal, mas esperava mais. Acredito que se colocassem mais um pouquinho de açúcar ficaria perfeito.

4- Bolo da Ilha da Madeira ao Vinho do Porto – perfumado, fofinho e muito saboroso. Ganhou um toque especial com a espuminha branca (acredito que seja clara em neve com creme de leite) que trouxe mais leveza. Mas a perfeição pra arrematar ficou por conta do Vinho do Porto por cima que acentuou o sabor além de deixar bem molhadinho o bolo. Incrivelmente bom.

Como sempre ando acompanhada, principalmente pelo meu digníssimo, e somos bem formiguinhas, não resisti e escolhemos mais uma sobremesa, indicação de um dos nossos leitor/amigo, Natas do Céu.

A Natas do Céu é uma sobremesa de taça composta por “um creme delicado com bolacha embebida de licor de amêndoas, coberto de ovos moles e canela” (descritivo do cardápio). E a reação do meu namoro foi: “Eca! Ovos Moles, licor de amêndoas enjoado…ah! não quero não.” E eu, claro: “Meu bem você acha que iam me indicar se fosse ruim?! Se não provarmos nunca saberemos e nunca teremos de fato uma real opinião sobre. Caso não goste, deixa pra lá, mas só sei que temos que provar.”

[Essa sobremesa portuguesa ganhou meu coração]

[Essa sobremesa portuguesa ganhou meu coração]

Ao dar a primeira colherada, ele: “Meu Deus, a melhor de todas!” e eu: “Tá vendo?!!!! Agora passa pra cá”.

O nome faz jus a sobremesa, o creme delicado parece que estamos no céu saboreando doces nuvens leves, suaves e delicada. A mistura de texturas dessa ‘nuvem doce’ com os biscoitos trituradinhos e os ovos moles…..meeeu deus! Divinamente bom!

[Detalhe para o creme e o biscoito triturado: texturas e sabores incríveis]

[Detalhe para o creme e o biscoito triturado: texturas e sabores incríveis]

Sim, de fato uma das melhores sobremesas que já saboreei. E digo que sim venceu o Pastel de Belém (que era meu queridinho português). Não apenas indico, como digo que é uma tentação que vale muito a penas provar, se tornando uma obrigação pedir quando for almoçar ou jantar no restaurante Casa Lisboa.

Saí de lá atordoada de tando encantamento e sabor. Voltarei sempre que puder (ainda faltam mais algumas sobremesas de lá para provar, mas com certeza Natas do Céu sempre estará presente no meu pedido.)

Onde Encontrar: Casa Lisboa – Rua Manoel Dias Morais, 35, Jardim Apipema

Site: www.casalisboarestaurante.com

Facebook: Fanpage Oficial

Valores: Travessa de Delícias Portuguesas – R$ 22,90 / Natas do Céu – R$ 26,90

Comentários