
Chapada Diamantina – roteiros de encantos e doçuras
Aaaaah! Como não suspirar ao falar da Chapada Diamantina, terra de meus ancestrais, terra de painho e mainha, terra de riquezas, de cultura, histórias, diamantes, grutas, cachoeiras e de uma gastronomia ímpar. Da minha infância, adolescência…das descobertas, dos encontros e reencontros.
Uma região de serras, protegidas pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina onde nascem os rios das bacias Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Localizado no centro do estado da Bahia, não mais encontramos os diamantes brutos brotarem nos quintais de casa, o garimpo já não se faz presente, apenas suas marcas; as riquezas são outras: a diversidade da fauna e da flora, as águas cristalinas e também geladas que curam não só ressaca, mas também feridas na alma, a energia que aquele lugar carrega e emana, e claro a culinária com iguarias locais, como a palma, umbu, umbu-cajá, buriti, e o delicioso godó de banana verde. Um roteiro certo para quem busca contato direto com a natureza, paz, tranquilidade e/ou muita aventura.
![[Rua de Lençóis]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/lençóis.jpg)
[Rua de Lençóis]
Saímos de Salvador em torno das 4:00 da manhã, sexta (03/04) e após 5h30min de chão chegamos sãos e salvos em Lençóis, cidadezinha que iniciamos o nosso roteiro – cidade super fofa e muito bem cuidadinha para receber turistas do mundo inteiro. Após um café da manhã reforçado e caprichado numa pousadinha simples, mas bem aconchegante trilhamos os caminhos das aventuras.
![[Ribeirão do Meio - aqui podemos escorregar, tipo esquibunda...super divertido]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/ribeirão-do-meio.jpg)
[Ribeirão do Meio – aqui podemos escorregar, tipo esquibunda…super divertido]
O dia começou primeiro pelo Ribeirão do Meio, 40 minutos de caminhada, numa trilha leve, mas pra quem tá fora de forma é bom manter um ritmo mais devagarzinho. Ao chegar na cachoeira e no local ideal de banho, nos refrescamos e nos divertimos bastante, apesar de ter chovido quinze dias antes por causa de uma seca inesperada e do calor que fazia na região, não estava tããão cheio de água, mas tinha o suficiente pra garantir uma linda e agradável visita.
![[Foto antiga do Serrano, porque dessa vez estava tão seco que nem tirei foto. Dá pra ver a cidade]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/serrano-2012.jpg)
[Foto antiga do Serrano, porque dessa vez estava tão seco que nem tirei foto. Dá pra ver a cidade]
![[Restaurante Doce Vida, com mesinhas ao ar livre, na rua mesmo, tem uma decor romântica e bucólica]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/doce-vida.jpg)
[Restaurante Doce Vida, com mesinhas ao ar livre, na rua mesmo, tem uma decor romântica e bucólica]
![[Brownie com Sorvete de Canela]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/brownie.jpg)
[Brownie com Sorvete de Canela]
![[a Cafeteria Benedito é super linda, meio cult, mas com uma energia incrpivel. Muito aconchegante. Virei freguesa]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/cafeteria.jpg)
[a Cafeteria Benedito é super linda, meio cult, mas com uma energia incrpivel. Muito aconchegante. Virei freguesa]
![[Café Benedito: espresso, chocolate, canela, leite cremoso e chantilly. Uma sobremesa de beber]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/café-são-benedito.jpg)
[Café Benedito: espresso, chocolate, canela, leite cremoso e chantilly. Uma sobremesa de beber]
![[Nessa cafeteria também tem docinhos e sobremesas deliciosas, como Pudim de Cupuaçu que estava em falta, mas a Cheesecake de Morango deliciosa, compensou.]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/cheesecake.jpg)
[Nessa cafeteria também tem docinhos e sobremesas deliciosas, como Pudim de Cupuaçu que estava em falta, mas a Cheesecake de Morango deliciosa, compensou.]
![[Affogato - espresso com sorvete de creme muito gostoso]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/afogato.jpg)
[Affogato – espresso com sorvete de creme muito gostoso]
O segundo dia começou bem cedo e já com o pé na feira de Palmeiras, onde encontro os melhores temperinhos (açafrão, cominho, pimenta do reino….), garantir o melhor pão da minha vida, um pão denso pesado, mas com interior macio e cheiroso (lá na Padaria de Edson!) e também poder trazer para capital o avoador e os Doces de D. Afra, hoje sob de responsabilidade de sua filha, Janete. Doces de todos os tipos e para todos os gostos: buriti, doce de leite, chocolate com licuri, ambrosia, doce de leite cremoso, bananada, umbu, jabuticaba… e por aí vai..
![[Doces D' Afra - tradição de geração em geração, adoçando a alma e alegrando o coração]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/doces-dafra.jpg)
[Doces D’ Afra – tradição de geração em geração, adoçando a alma e alegrando o coração]
![[Doce de Leite de Corte - maravilhoso, sabor de infância. Uma doce saudade]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/doce-de-leite-textura.jpg)
[Doce de Leite de Corte – maravilhoso, sabor de infância. Uma doce saudade]
![[Aos pés da Cachoeira da Fumaça, chocolate artesanal para dar energia subindo e repor quando desce]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/chocolateria-no-pé-da-fumaça.jpg)
[Aos pés da Cachoeira da Fumaça, chocolate artesanal para dar energia subindo e repor quando desce]
![[Avisos aos peregrinos]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/cachoeira-da-fumaça-inicio.jpg)
[Avisos aos peregrinos]
![[Foto do meu acervo de 2012. Justamente porque desta última vez estava seca e não tirei foto, então para ilustrar como ela é quando está com água. Cachoeira da Fumaça]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/cachoeira-da-fumaça-2012.jpg)
[Foto do meu acervo de 2012. Justamente porque desta última vez estava seca e não tirei foto, então para ilustrar como ela é quando está com água. Cachoeira da Fumaça]
![[Pôr do Sol descendo a Cachoeira da Fumaça]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/por-do-sol-descendo-a-fumaça.jpg)
[Pôr do Sol descendo a Cachoeira da Fumaça – no centro Morrão]
![[Pizza da Pizzaria Capão Grande - massa integral, recheio de palma, cenoura, tomate - orgânicos. Desde 1992 matando a fome da galera que desce a Fumaça]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/pizza.jpg)
[Pizza da Pizzaria Capão Grande – massa integral, recheio de palma, cenoura, tomate – orgânicos. Desde 1992 matando a fome da galera que desce a Fumaça]
![[Geladinhos, sobremesas, picolés, sorvetes, bolo de cenoura com chocolate...]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/geladinho-capão.jpg)
[Geladinhos, sobremesas, picolés, sorvetes, bolo de cenoura com chocolate…]
![[Torta de Manga, Maçã e Abacaxi in natura - Alimentação Viva]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/torta-alimentação-viva.jpg)
[Torta de Manga, Maçã e Abacaxi in natura – Alimentação Viva – o guardanapo é uma folha de bananeira]
– dia 03 –
Último dia, dia de arrumar as coisas e pegar a estrada, mas que dava pra dar um pulinho na Gruta da Lapa Doce e na Pratinha, lá em Iraquara, em torno de 40 minutos de Palmeiras (de carro, claro!). Essa região não é rica por causa do diamante, seu tesouro é outro: as mais de 260 grutas e cavernas já conhecidas e as que ainda não foram descobertas. Cada uma mais encantadora que outra.
![[Estalactites e Estalagmite - Gruta Lapa Doce]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/lapa-doce.jpg)
[Estalactites e Estalagmite – Gruta Lapa Doce]
![[Pratinha - cenário de filmes e novelas]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/pratinha.jpg)
[Pratinha – cenário de filmes e novelas]
![[Banho gelado, mas revigorante]](http://www.sopelasobremesa.com/wp-content/uploads/2015/04/banho-pratinha.jpg)
[Banho gelado, mas revigorante]
A viagem apesar de ter tido um tempo curto e distâncias enormes, foi incrível e revigorante. Divertida e alegre, na companhia de amigos queridos, do namorado e do encontro com pessoas de alto astral, já estou contando os dias para a próxima viagem levando outros amigos e guiando novas aventuras. Pronta para saborear e conhecer novos restaurantes, novos pratos e matar a saudade dos lugares e dos temperos com gostinho de casa.
A Chapada Diamantina é muito extensa, em três dias não dá pra conhecer tudo, mas dá pra ter uma noção do que se pode aproveitar, a dica é: vá com tempo e sem mi mi mi ..relaxe e curta o que vier, porque com certeza vai ser muito legal tudo que acontecer, lá só acontece coisas boas, pra quem planta o bem. Ah! E respeite a natureza, os espaços, deixe apenas as marcas dos pés e só traga fotografias e saudades.
Comentários