Alfajores Argentinos: mais motivos pra visitar Buenos Aires
Ai como é bom ganhar mimos de seguidores e amigos do blog. \o/
E um desses mimos foram alfajores vindos diretamente de Buenos Aires/ARG, trazidos pela querida Tai Queiroz.
Todo mundo já sabe da deliciosa fama dos docinhos argentinos, no qual o nome vem do árabe al hasu significando ‘recheado’. Composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente macias e crocantes, quase esfarelando, só que firmes; feitos de mel e recheadas com doce de leite e cobertas com açúcar de confeiteiro ou chocolate.
Provei 05 marcas diferentes de alfajores, sendo alguns releituras da tradicional receita, abaixo fiz um comparativo entre elas e escolhi os meus favoritos (em ordem decrescente: do que menos gostei para os que mais amei).
5º – Milka Mousse Branco
Não gostei, juro. A massa bem seca e extremamente crocante, dura mesmo, feito biscoito de maizena, com recheio de chocolate e cobertura de chocolate branca. Perae, deixa eu explicar:
não estava ruim, mas em nada parecia alfajor. A expectativa era a textura tradicional com recheio e cobertura diferentes. Uma releitura da receita tradicional. Mas, estava mais para biscoito/bolacha recheada com cobertura.
4º – Crelech
Seguindo a receita tradicional, este alfajor foi um dos que menos gostei. Não pela massa do ‘biscoito’ em si, mas o recheio e o chocolate deixaram a desejar. Recheio sem sabor e a cobertura meio
gordurosa.
3º – Milka Dulce de Leche
Já esse alfajor da mesma marca que o primeiro da lista, segue a receita tradicional.A massinha é deliciosa, macia e esfarela um pouco. O receio é bem gostoso e a cobertura também, maaaas
falta aquele sabor artesanal, meio caseiro e especial.
2º – Havanna
Com lojas já espalhadas pelo Brasil, e sendo duas delas em Salvador (Shopping Barra e Salvador Shopping), é a marca pop de alfajores. Na massinha não sentimos o sabor tão acentuado de mel, mas é macia e levemente crocante. Esfarela como tem de ser, e tem uma camada boa de recheio, cremoso e super intenso. A cobertura de chocolate é deliciosa e é uma das minhas queridinhas.
1º – La Recoleta
Nossa senhora, esse alfajor é perfeito. Em textura, em recheio e cobertura. A massa é intensa e macia, delicada e arrematadora; o recheio generoso e incrivelmente cremoso de doce de leite, e a cobertura de lamber os dedos. É o menorzinho de todos, mas grandioso no sabor. E tem aquele sabor especial de artesanal, de feito a mão, de feito em casa. Pode até não ser, mas que me
encantou e muito, isso ele fez.
Vale super apena sair provando os alfajores por Buenos Aires e passear pelas ruas da cidade encandatora, e decidir qual melhor dentro do seu paladar.
Assim, são mais motivos para visitar a terra dos hermanos.
😉
Comentários