16 out • 2017

Para assistir: Blue Jasmine

16Tem gente não gosta, mas eu particularmente sou apaixonada pelos filmes de Woddy Allen e fiquei encantada com o filme Blue Jasmine.

Posso nem saber do que se trata, mas se é um filme dirigido pelo Sr. Allen eu irei assistir, e é muito difícil eu não gostar de um filme dele. Não lembro qual foi o filme em que ele dirigiu e eu não gostei. Para completar: se tem Cate Blanchett no elenco, também vou amar. Todo filme estrelado por ela ou em que essa diva esteja atuando eu vou amar, também.

[Reprodução]

Aí já viu né? Woody Allen + Cate Blanchett = morri de amores.

E foi nessa vibe que fui ao cinema – sala vip do UCI. Sim, porque merecia né? Um grande elenco, com uma grande direção, tinha que ser especial.

[Reprodução]

“Mas, Lílian minha filha, porque demorou tanto para escrever sobre ele?!” Sim, o filme chegou aqui em 2013/2014, mas eu tava em busca de uma sobremesa que me remetesse à ele, que me fizesse lembrar de uma passagem do filme, que tivesse alguma ligação emocional com o filme, porque este em especial é muito emocional, muito psicológico.

Tem um ‘Q’ de complexidade, mas sem perder a leveza e a delicadeza que Woody Allen expressa em seus dramas, aquele humor neurótico característico, mas com o foco no drama. Acredito que Cate tenha sido o principal sucesso do filme, pela força e impecável interpretação na produção. Algumas falhas no roteiro quase deixam a desejar, mas com ela interpretando Jasmine ficamos tão encantados e hipnotizados que deixamos passar.

[Reprodução]

[Reprodução]

Bom, a película conta a trama de Jasmine (Cate Blunchett), uma socialyte beirando seus 40 e poucos anos que tem a vida colocada de ponta à cabeça quando seu marido Hal (Alec Baldwin), além de trai-la, é preso e tem seus bens todos confiscados. Ela se vê obrigada a mudar para casa da irmã, Ginger (Sally Hawkins), em São Francisco.

[Reprodução]

Morando de favor, numa casa muito mais simples do que ela estava acostuma, entre uma crise depressiva e sem acreditar na sua atual situação, ela tenta recomeçar. Em um estado melancólico e deprimido (já identificado pelo título da obra “Blue Jasmine” – estado de espírito no qual se encontra a protagonista; e também remetendo  seus olhos azuis como o céu).

O drama ganha ainda mais charme, entre a loucura da protagonista, suas atitudes fúteis e seus momentos de lucidez e a trilha sonora com Blue Moon, que toca diversas vezes no decorrer do longa. Seja para marcar momentos dramáticos e intensos, seja nos momentos bons da personagem principal.

[Reprodução]

Blue Jasmine conta ainda, não só com o show de interpretação de Cate, mas uma banho de fotografia, as tomadas nos ambientes simples e quando Jasmine lembrava do seu recente e luxuoso passado. Flash backs dinâmicos, um fluxo de narrativa continua e interessante. Também temos uma atuação excelente de Hawkins.

Mas, quando Jasmine fala em um trecho do filme que lembrou de uma das suas viagens à Toscana, na Itália, em que saboreou um bolo de chocolate com um vinho tinto.; ascendeu uma luz e me lembrei da maravilhosa combinação da Torta Mousse de Chocolate com uma taça de Cabernet Sauvignon que me deliciei na Forneria Pasta em Casa.

[Torta Mousse de Chocolate: muito espumada, cremosa e um biscuit sensacional. Intenso e arrebatador. E quem disse que não harmoniza?! Harmoniza sim!]

E mais: o final, surpreendente. Um pouco inesperado, mas único.

Assistam na companhia de um bolo de chocolate e uma boa taça de tinto.

Forneria Pasta em Casa: Rua Profª Almerinda Dultra – Rio Vermelho

Instagram: @pastaemcasa

Ficha Técnica

Título: Blue Jasmine
Ano: 2013
Duração: 1h 38 min
Direção: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, mais.
Gênero: Comédia dramática
País: EUA

 

 

[Foto destaque: Reprodução]

Comentários