Doce de Leite – tesouro dos Deuses
Uma paixão de que vem de outras vidas, o Doce de Leite, é de fato uma sobremesa dos Deuses.
A mistura de leite com açúcar cozida até virar um creme tem sua origem incerta. Ninguém sabe exatamente onde e quando surgiu, mas os argentinos defendem que foi uma criação de Juan Manuel das Rosas, político do século XIX; que estaria preparando um leitinho quente adoçado numa noite de inverno rigoroso, quando alguém bateu em sua porta e por alguns minutos de prosa, esquecerá do preparo, e ao retornar encontrou essa delícia.
Com tantos outros nomes: manjar, dulce de leche, cajeta, arequipe e até confiture de lait, mas o que importa é que é bom pra caramba e cai bem com qualquer coisa, acompanhando sorvete, em recheio de bolos, no biscoito e até com café espresso. Não importa se acompanhado ou sozinho, o que importa é que é bom.
Separei algumas sobremesas que provei por aí tendo o Doce de Leite como protagonista da história, e merecem destaque por tanto sabor dos Deuses:
Bolo de Churros da com cobertura extra de doce de leite e recheio de doce de leite. Apesar de ser um caseirinho, mas assim super caprichado na cobertura fica fofo numa mesa de aniversário, ou como sobremesa.
O Petit Gateau de Doce de Leite do Madero é riquíssimo, além de vir super quentinho e mega recheado por dento, acompanha essa couli de frutas vermelhas artesanal e levemente azedinha que complementa o sabor do doce. Com unidades espalhadas pelo Brasil todo; em Salvador com duas unidades: Salvador Shopping e Shopping Barra.
E esse Bolo de Rolo minha gente?! Dos Deuses é pouco. Receita tradicionalissima de Recife, tombada como ‘A’ doçura da região, saiu do sabor clássico de Goiabada, ganhando outras versões. Mas, este de Doce de Leite da Biscoiteria Bolo de Rolo no Salvador Shopping acompanhado de um Chai Latte da Três Corações, fica delicioso. Um casamento perfeito.
Paraaaa tudo! Esses Churros da Coco Bambu Bahia, antigo Coco Bahia, são de enlouquecer qualquer um. Uma porção generosa de churros fritinhos, finos, sequinhos e deliciosos; enfiados literalmente numa quantidade absurda de doce de leite de altíssima qualidade. E pra completar aromatizados com raspas de limão siciliano. Uma coisa de louco. Chama NAMARIA e o LÔRO e os catchoros todos.
Eu sou apaixonada por doces artesanais mesmo, feito à mão e do interior. Tem sabor de abraço de vó, acalento de mãe. E quando um dos melhores doces de corte é do interior da nossa família, faz parte das nossas raízes e infância?! Melhor ainda.
O melhor Doce de Leite de corte é este aqui: Doce de Leite D’Afra, que passou para sua filha Janete, toda a receita e segredinhos dessa belezura. Um doce que acompanha gerações em Campos de São João e em Palmeiras na Chapada Diamantina. Sim, não só de diamantes nós vivemos por lá. Também temos muitas preciosidades em forma de sabor.
Em Salvador, a Freddo Gelatos Argentinos, demorou muito pra chegar. A rede argentina, que já era famosa em outras capitais brasileiras, ganhou o paladar dos soteropolitanos com seu clássico sabor de Doce de Leite, com doce de leite natural.
Na capital baiana tem duas unidades: Shopping Barra e Salvador Shopping.
A Havanna é outra rede especializada em Doce de Leite, fundada na Argentina, encontramos sempre alguma unidade por onde vamos. Um cardápio completíssimo tendo como base o Doce de Leite – desde cafés, milkshakes, tortas, bolos, cheesecakes, crepes e potes e alfajor.
Os destaques são muitos, em nossas redes sociais tem vários cliques das diversas delícias com o doce, aqui separamos algumas: Torta, Cappuccino Havanna com borda de Doce de Leite, Cheesecake com Cobertura de Doce de Leite, Frappé com Doce de Leite.
Olha esse Cappuccino – realmente doce de leite é ouro dos Deuses (repare aí nesse brilho, é ouro mesmo =O)
O restaurante La Pulperia especializado em Parrilla Argentina que funciona numa Chácara em pleno o bairro de Brotas, aqui em Salvador, além de ter uma comida saborosíssima, tem a MELHOR PANQUECA DE DOCE DE LEITE DA CIDADE. #prontofalei. (a foto da escura, mas digo-lhes caros amigos, VÁ PROVAR URGENTE!)
Um dos meus cantinhos favoritos em Salvador, é esse quiosque foferrimo: Onira Café & Bistrô. Já apareceu aqui algumas vezes, e tem uma carte de milkshakes surpreendentes. Este especialmente é de Paçoca com Doce de Leite, e não se engane: não é enjoativo. Muito equilibrado na doçura e super cremoso.
A Cheesecake de Doce de Leite com Lâminas de Amêndoas e Flor de Sal, é a QUERIDINHA DE TODO MUNDO no Pasta em Casa. Não conheço um ser vivo que diz que não ama as sobremesas da casa, e que não ama também essa joia.
Fazendo a alegria da galera desde 1975, ali no Relógio de São Pedro na Av. Sete de Setembro (para os íntimos Av. Sete), numa porta pequena, e ambiente apertadinho com muita simplicidade, mas de comida gostosa; quem reina é ela: Torta de Tapioca com Doce de Leite da Savoy. Receita que faz mainha suspirar até hoje, e claro: eu também (nos dias atuais).
Bolo extremamente úmido, quase que um pudim firme de tapioca, bem caprichado. No prato sentadinha na lanchonete, ou no carro no meio do trânsito. Não importa, o fato é: que merece reinar por mais 42 anos.
Também tem uma segunda unidade no Itaigara.
Já pararam pra pensar na combinação: Sequilho + Doce de Leite + Crocante ?! Então, pare exatamente o que está fazendo e tente imaginar…
(Pensou?! Nãoooo?! Se sim, acredito que você pensou na mesma coisa que eu…)
Exatamente: Potinho Delírio da Torta Delírio. É viciante, é apaixonante, é the best…
Com a produção funcionando no bairro da Graça, um vagão tipo quiosquinho no Shopping Barra e um recém inaugurado no Salvador Shopping (L1). Só digo uma coisa: Prove!
Para quem acha que só pode ser feliz com Doce de Leite em Salvador, calma amigos: o mundo é grande e tem doce de leite espelhado por aí…
Em Santiago, capital chilena, o Doce de Leite tem duas versões: muito, muito cremoso – conhecido como Dulce de Leite (doce de leite, mesmo), sendo mais denso e encorpado. Ouuuu, como Manjar – mais liquido e com sabor mais suave.
Dá uma olha no que provei por lá:
Mil Hojas da Melba – uma doceria bem conhecida por lá. Fui na unidade do Costanera Center, aquele shopping que fica localizada a maior Torre da América Latina.
Um dos melhores Waffles que provei na vida. Que massa deliciosa. Regado com Manjar (em Santiago, Chile, o doce de leite mais líquido, parecendo uma calda, é chamado de Manjar, mas o sabor é tão bom quanto. Calda lá é chamada de Salsa).
No El Taller, além de waffles tem sobremesas, helados, bolos e tortas. Na verdade é uma cafeteria super foca em Providência.
Uma sorveteria super tradicional na capital chilena, é a Heladería Sebastian, com sabores super exóticos e muito deliciosos, a gelateria fica em Providência, Região Metropolitana. Com helatos muito, muito cremosos e muito ricos em sabor, me esbaldei com minha taça (copo) em dois sabores e com direito a casquinha tombada, lá nem precisa pedir, já vem.
Destaque para: Doce de Leite (muito, muito gostoso de verdade) e Laranja com Gengibre.
Uma das melhores Éclairs que comi na vida, a massa derrete na boca. Tem delicadeza no paladar e preencheu minha alma. O recheio?! Doce de Leite com Flor de Sal (que só fez ressaltar ainda mais a riqueza de sabor). Um verdadeiro tesouro.
Onde: Etienne Marcel – Patisserie Française em Ñuñoa, comuna próxima de Providência, Santiago – Chile.
…
Voltando para o Brasil, nossa colab Raisa Almeida, esteve em Recife e curtiu muito as doçuras de lá. E olha que combinação perfeita: Doce de Leite de Colher, Bricellete (biscoitos das freiras Beneditinas de Olinda) e creme de limão – isso meus amigos é Deus, o Diabo e uma Feira no meio do Restaurante Beijupirá em Olinda.
E em Minas Gerais, claro que não ficaria de fora, estado com um dos melhores doces de leite do País, encontramos na A Pão de Queijaria em BH: Pudim de Doce de Leite Viçosa – que cremosidade, que doçura equilibrada, lisinho e tãão tinino de fofo. E o clássico, famoso e perfeito Pão de Queijo recheado com queijo da Serra da Canastra e uma BAITA Colherada de Doce de Leite Viçosa.
Tá ruim esse trem minha gente?! Clara que não! Trem bão danado sô.
Comentários