05 abr • 2018 Coluna: Doçuras e Aventuras

Um final de semana no estilo santiaguino

Tenho recebido muitos directs nas redes sociais, pedindo dicas do que fazer em Santiago, por exemplo, em um final de semana. E pode até não parecer, mas tem tanta coisa na capital chilena pra fazer que eu fico meio perdida sem saber o que indicar.

Tem um mundo em Santiago de passeios culturais, históricos e cheios de conhecimento à passeios gastronômicos de tirar o fôlego e abrir o botão da calça.

Gosto muito de descobrir Santiago andando, de metrô e bus. E cada vez que descubro as ruelas dessa cidade, fico mais encantada. Então, pra facilitar, montei um final de semana de coisas que EUUU normalmente faço.

Notem que não é um roteiro básico, mas serve para quem não conhece ou quem já bateu muita perna por Santiago.

Sexta

Uma Gran Torobaio sem filtrar ou uma IPA, são ótimas opções na casa, que possue mais de 16 variedades de cervejas artesanais feitas em Valdívia, no Chile.

Considerando que nosso final de semana começa no happy hour da sexta-feira, iria aproveitar uma boa cerveja artesanal da Kunstmann na Calle Constitucion #67 ao lado do Pátio Bellavista.

A Salsateca é ideal para quem quer se acabar de dançar com os ritmos latinos, com música ao vivo, e a noite aqui só começa mesmo entre 21:30 e 22:00. Imagem: Maxredefault/ Google

Ainda no bairro boêmio e meio turistão, mas com um astral super jovem devido às republicas e universidades que se concentram em Bellavistas, terminaria minha noite bailando salsa na Salsateca Maestria Vida, na rua bem próxima à cervejaria: Calle Pio Nono.

Sábado

A Bakery tem um toque americano, mas sem esquecer suas raizes chilenas, muito colorido e prezando pelo ambiente externo. Sem esquecer que é Petfriendly.

Acorde entre 10:00 e 10:30, tome um banho e vista algo bem confortável. P

Pois sugiro ir de metrô e descer na estação de metrô Príncipe de Gales na comuna de Ñuñoa, saborear um brunch especial na Daniel’s Bakery & Café e apreciar a tranquilidade da calle La Verbena.

 

Com preços bacanas e porções generosas, não tem como não sair de pança cheia e a alma alegre.

Nos dias quentes essa Limonada da Casa é a salvação.

E pra adoçar: Torta Red Velvet com um toque mais que especial: Geleia de Framboesa. Porque no verão os chilenos aproveitam para consumir o máximo que puderem as frutas da estação.

(não deixe de provar a Limonada da Casa e um super Cookie, meu favorito é de Figo)

Santiago é conhecida por seus Parques e Praças, seguimos então de bus até o Parque Bustamante no qual podemos ver a vida passar, apreciar as famílias e atividades ao ar livre, em seguida e a pé mesmo ir no Barrio Itália que guarda tesouros.

Os Parques são bem aproveitados, principalmente no verão, onde famílias, casais e amigos se reúnem para pic nic, encontros ou simplesmente para admirarem a vida e ver o tempo passar. Imagem: Bio Bio Chile

Como galeria de artes, lojinhas em galerias comerciais, um chocobar Xoco por Ti onde o Chocolate dos mais variados tipos e regiões é o protagonista a vez, além do Mercado de Pulga mais charmoso da cidade.

Não importa se é verão ou inverno, primavera ou outono – chá, café e chocolate quente são consumidos na mesma intensidade, assim como os helados. Pode tá um frio danado, mas os sorvetes tem lugar cativo.

O Mercado de Pulgas é um antiquário à céu aberto mais charmoso que vi. Imagem: El Mercado de Pulgas

Pra finalizar o dia, curtir um bom jazz no The Jazz Corner e apreciar um bom drink é a pedida.

Um bom Jazz pra fechar a noite com um bom drink ou uma tacinha de vinho. Imagem: TripAdvisor.

Domingo

No domingo muita coisa não abre, incluindo comércio, bares e alguns restaurantes, mas acredite: Santiago é uma cidade que não dorme, e assim como grandes metrópoles, sempre há o que fazer.

Comece um dia com um delicioso e leve brunch no Tea Connection em Las Condes, que fica localizado na avenida principal dessa comuna. A Isidora Goyenechea reúne vários restaurantes charmosos, lojas e alguns estabelecimentos interessantes (lembra muito a av. Faria Lima se comparada São Paulo).

A casa é especializada em alimentos mais leves e saudávei, e chá – quentes ou gelados, misturinhas e várias receitas incluindo a bebida; ambiente descolado e clean. Atendimento maravilhoso e comida boa.

Prove um helado no cone do El Todo Azul (aqui os sorvetes são mais cremosos e gordinhos) ou da Moritz Eis (nessa heladeria sou apaixonada pelos sabores de frutas) e saia caminhando até a Plaza Peru saboreando seu sorvete.

Para dias mais amenos gosto bastante dos helados da El Todo Azul: Caramelo, Limão Siciliano com Hortelã e Café são os meus favoritos.

Já em dias mais quentes os sorbets da Moritz Eis são minhas opções favoritas: Framboesa e Pêssego com Manjericão no Cone – é o que há de perfeito!

Antes de pegar o metrô para o próximo destino, dê um pulinho no Museo Interactivo Las Condes (MUI) – você encontrará uma proposta diferente: exposições interativas e cinema 4D.

O Museu é incrível, mas tem que ficar de olho na programação em seu site, pra ver se estará um funcionamento normal antes de ir visitá-lo. Imagem: Plataforma Urbana Cl

Na estação El Golf pegue um metrô até Escuela Militar e em seguida um bus até o próximo destino: Shopping Parque Arauco.

Os chilenos gostam de estar ao ar livre, e assim essa proposta é bem aproveitada no Mall Parque Arauco. Imagem: Likechile.com

Um dos maiores complexos de lojas com proposta bem interessante e sempre com uma programação nos finais de semana, seja musica ao vivo, intervenções artísticas. Além de lojas de várias marcas e grifes puro luxo (Carolina Herrera, Armani, Tiffany & Co, Prada e por aí vai), possui também uma carta de restaurantes e bares maravilhosos.

Com um complexo de restaurantes excelentes, eu mesma fico perdidinha nas escolhas, como: Tanta e Madame Tusan do grandioso Gaston Acurio, as sanduicherias que são sucesso na capital, os tradicionais. Mas também tem uns bem moderninhos e badaladinhos como o Frank Urban Kitchen.

Você pode começar o happy hour em um restobar com um drink, una copa de vino ou una cerveza e em seguida terminar à noite em outro restaurante, se deliciando com os pratos principais.

Com opções de pizzas, sanduíches e um menu de carnes preparadas em cocção lenta, o Frank também te um bar super bacana com drinks e cervejas especiais.

Santiago é uma cidade que: ou você vem para curtir uns 10 dias e aproveitar ao máximo o que ela tem à oferecer, ou é aquele tipo que você tem que repetir a viagem, porque são tantas coisas boas para aproveitar, que não dá pra curtir um só final de semana.

Aqui, a sensação que eu tenho, por mais que eu more, ou fique meses curtindo, sempre tem algo novo à ser descoberto e aproveitado.

Aqui é o Mundo, aproveite!

Comentários