Doçuras de Páscoa pelo mundo
A Páscoa é celebrada em várias partes do mundo, por diversas culturas. É uma festividade religiosa que celebra a Ressureição de Jesus, ocorrida três dias depois da sua crucificação. O Domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo.
É período em que nos reunimos com os familiares e amigos queridos, para um momento de comunhão, reflexão e celebração. Mas, cada cultura, região e país celebra à sua maneira, com pratos típicos, rituais particulares e peculiares.
Dentre as diversas culturas, e depois de conversar com amigos espalhados pelo mundo, percebi que a diferença é bem evidente, mesmo que em alguns desses países tem-se o Ovo como simbolo do Renascimento, mas que mesmo sendo em sua maioria atualmente de chocolate, o seu consumo varia entre estes, e com propósitos bem diferentes, também.
BRASIL
No Brasil, os Ovos de Páscoa feitos de Chocolate são esperados com muita ansiedade. É incrível quando acaba os festejos natalinos, as pessoas já pensam nos Ovos Chocolatudos. Há uns 10 atrás o sucesso eram os Ovos das grandes marcas, como Nestlé, Lacta, Garoto e por aí vai. E quanto maiores, melhor.
Lembro que os supermercados e lojas, nesse período, ficavam cobertos por um céu de ovos de páscoa com embalagens coloridas e bem chamativas.
Porém, de lá pra cá muita coisa mudou, principalmente por conta do aumento dos preços dos Ovos e o custo- benefício não era proporcional. E então surgiram os Ovos de Colher, megamente recheados em diversos sabores e decorações. E essa se tornou a Sobremesa principal da Páscoa.
O mais engraçado, é que a galera fica enlouquecida e a cada ano, os produtores locais usam a criatividade, inventam sabores e apresentações. Tem de todos os preços e tamanhos.
CHILE
Com um pouco mais de 67% da população católica, o Chile se assemelha em algumas coisas nesse período. Também tem a tradição de não comer carne vermelha na Sexta feira da Paixão, se reúnem com seus familiares e amigos, vão as Missas e tem até as procissões.
Mas, quando o assunto são os Ovos e Chocolates de Páscoa, a diferença é gritante: as lojas e supermercados são bem mais discretos. Tanto na disposição, quanto nas embalagens. Não vemos Ovos grandes, recheados, trufados e criativos nos sabores.
E quem ganha os Ovinhos, são as crianças. Sim, adultos não trocam Ovos de Páscoa como presente, e é bem raro escutar um adulto dizendo que ganhou. Eles não esperam mesmo ganhar.
Nas Chocolaterias espalhadas pela capital chilena, encontramos Ovos de Páscoa, mas com bombonzinhos dentro ou Coelhinhos. Mas, de novo, nada comparado com as nossas gostosuras. Assim como no Reino Unido e Europa, eles prezam pelo sabor puro do chocolate na casquinha.
REINO UNIDO
Além de prezarem pelo sabor de chocolate na casquinha, ou seja, sem mais nenhum outro que roube sua intensidade, qualidade esperada, sua cremosidade. A galera do lado de lá usa toda sua criatividade na estética dos Ovos de Páscoa, Coelhinhos e Bombons, e até outros bichinhos, como: Galinhas, Ovelhas, Cavalinhos e por aí vai.
Segundo nosso querido amigo Julio Ketteley, Chef Confeiteiro formado pela Le Cordon Bleu e autor do Blog ‘Mandioca & Caviar’, os ingleses são bem mais discretos quando o assunto é o consumo de Ovos de Páscoa, e lá apesar de ser o costume presentear as crianças e não os adultos, estes por sua vez compram pra consumo próprio.
Existe até nos supermercados os Ovos das grandes marcas, mas eles preferem os Ovos de boutiques especializadas, como por exemplo as delicias do Hotel Chocolat, que se assemelha nossa Kopenhagen no Brasil, ou a Moulie Maison du Chocolat em Stgo.
Porém, nos lares a fartura mesmo são os pães doces, e o tradicional Simnel Cake – um bolo de marzipã com frutas secas, especiarias e nozes. Em sua decoração pequenos ovinhos maciços.
ESPANHA
Já na Espanha, nossa amiga e corresponde Déa Martinez do instablog ‘Siga-me Barcelona!’ nos contou que: “A Páscoa em Barcelona é bem simples. Aqui tem chocolate, mas nem tanto, até porque o espanhol é muito fitness e muito mão fechada para gastar uma fortuna com Ovos de Páscoa.”
“Nos mercados e padarias encontramos uma discreta prateleira de chocolates em diversos formatos e tamanhos, como bola de futebol, carros, coelhos, ursos… Mas nada exagerado como no Brasil.”
“A sobremesa tradicional aqui é a ‘Mona de Páscua’, que na verdade é um doce que os padrinhos dão aos seus afilhados, e pode ser qualquer tipo de doce, desde um bolo simples feito em casa ou uma rosquinha tipo Donuts todo enfeitado com plumas, M&m’s e Pintinhos”.
PORTUGAL
Após uma conversa rápida pelo direct com Carol Thomé, jornalista e criadora do Cozinha para 2, que reside lá e está fazendo seu mestrado com linha de pesquisa entre as culturas e culinárias Brasil – Portugal, me contou que lá não existe essa cultura forte e tradicional de Ovos de Páscoa.
Lá, tem comidinhas e doçuras especificas em cada região do país; de norte a sul as tradições transbordam cor, alegria e muito sabor. Como por exemplo em Minho, onde os Borrachos– pequenos fritos de ovos, com açúcar, pão ralado e canela – são sucesso.
Ou em Beiras, em que as Empanadilhas da Páscoa – doce em forma de meia lua recheado de nozes e ou amêndoas, fazem a alegria de crianças e adultos. Já em Algarve, o que adoça a boca são os conhecidos Folar de Folhas – que junta canela, açúcar amarelo, limão e manteiga como principais ingredientes – também conhecido como Folar de Olhão.
–
Percebi que, por mais diferenças que encontramos pelas culturas na forma de celebrar a Páscoa, e até mesmo de saborear suas delícias, o mais importante é estarmos na companhia e em comunhão, seja viajando para aproveitar o feriado, seja em oração e seja na comilança.
Feliz Páscoa!
Comentários