31 dez • 2014

Alfredo e Figli – tradição e sabores italianos

O Alfredo di Roma é um dos restaurantes tradicionais italiano na capital baiana. Sua história remota desde 1910 quando Alfredo di Lélio e ‘L’Originale Alfredo di Roma Ristorante’ tornou tradição a dinastia do Fettuccine. Em 1927, o sucesso e ascensão é tamanha que expande para Roma (ITA), Nova Iorque (EUA), Cidade do México (MEX) e Salvador (BRA).

Com mais de 20 anos em Salvador, o Alfredo traz delícias e sempre inova seu menu, sem perder a tradição e a fidelidade do autêntico sabor italiano. E para completar ainda mais esse sucesso cheio de requinte e sofisticação, nasce de uma história de amor de um pai para seus filhos a varandinha italiana mais charmosa e descontraída da capital: Figli – com um conceito de apresentar a cozinha italiana de forma descomplicada, com um menu recheado de delícias como pizzas, risotos, carnes e massas, servidos com simplicidade mas muita riqueza no sabor.

[A Varandinha italiana mais descontraída de Salvador - Figli. Foto: Onde Comer em Salvador]

[A Varandinha italiana mais descontraída de Salvador – Figli. Foto: Onde Comer em Salvador]

O restaurante funciona no almoço e no jantar, já a varandinha apenas a noite. Mas em ambos os cardápios podemos encontrar história, carinho, cuidado e o autêntico sabor. E claro que, com um ambiente carregado de história e delícias, não poderíamos ficar de fora.

Já passamos por ambas as casas em diversas situações: gravando o Salvador Restaurant Week 2ª edição 2014 no Figli para o #MenudasMeninas, no jantar de celebração de aniversário do nossos parceiros Onde Comer em Salvador, já fui almoçar …enfim. Tive o prazer em poder saborear as entradas, os pratos e as fantásticas sobremesas. Confira as dicas doces cheias de tradição e sabores italianos:

1- Os famosos PROFITEROLES ITALIANOS: essa sobremesa a base de massa chôux, base também da bomba/éclair e das carolinas vem recheada de sorvete de creme ou gianduia, calda de chocolate e praliné. Digo sem medo, um dos melhores que já saboreei na minha vida. A massa fantástica, leve e saborosa. Ganha uma segunda textura com o sorvete de creme, e o sabor intenso fica por conta da calda de chocolate. A ‘crocância’ fica por conta do praliné.

[Profiteroles]

[Profiteroles]

2- DOLCI CARAMELLE DI MELE: ou a deliciosa e suculenta Torta de Maçã – massa folhada, levemente crocante e suave. Recheada com suculentos pedaços de maçã. Quentinha, delicada e muito saborosa. O toque fica por conta de uma generosa bola de Sorvete de Canela e a Calda Caramelizada. A porção é tão magnânima quanto o sabor, o suficiente para servir 2-3 pessoas.

[Torta di Mele]

[Torta di Mele]

3- TORTA BÚLGARA: que de italiano não tem nada, mas como Salvador também é a cidade da torta búlgara, nada mais justo do que ter no cardápio essa iguaria doce. Pense assim: a búlgara nada mais é do que um bolo de chocolate, denso, encorpado, pesado, altamente úmido. Não muito alto, lembra uma mistura de pudim e bolo ao mesmo tempo. Com sabor marcante de puro chocolate. Mas que se não souber far direito fica com cheiro e gosto de ovo. Bom, em ambas as casas, estava muito, mas muito gostosa. O ‘up’ ficou por conta do creme de leite, calda de chocolate e sorvete de creme. Só achei a fatia pequenina demais.

[Búlgara - uma doce iguaria soteropolitana]

[Búlgara – uma doce iguaria soteropolitana]

4- CREMA DI PAPAYA CON LIQUORE AL CASSIS: eu particularmente não gostava de Creme de Papaya. Achava uma sobremesa simples demais, no qual poderia fazer em casa. Eis minha surpresa ao provar em um almoço no Alfredo di Roma. Sim, é um creme simples, mas muito saboroso. Geladinho então… Pra começar a cor estava lindíssima, viva e vibrante. A consistência do creme estava ótima e o sabor suave e refrescante como uma tarde linda e fresca de verão. O licor deixou ainda mais maravilhosa essa sobremesa. Encorpando cor, uma leve acidez e deixando mais interessante. Mais que encantada, entrou para lista das minhas sobremesas favoritas

[Creme de Papaya com Cassis]

[Creme de Papaya com Cassis]

5- TORTA TRE MOUSSE DI CIOCCOLATO: essa mousse consegue mesclar com belezura três mousses diferentes – mousse de chocolate branco, de chocolate meio amargo e ao leite. Muito gostosa, delícia como uma nuvem aerada, geladinha e que derrete na boca.

[Torta Três Mousses]

[Torta Três Mousses]

6- BROWNIE DE CHOCOLATE COM SORVETE: um dos melhores que já provei em restaurante. Denso e marcante e com casquinha por cima levemente crocante, com pedacinhos de nozes, contrastando perfeitamente com a doçura e gelinho do sorvete de creme. A calda de chocolate que rega essa belezura também é sensacional.

[Huuum ..brownie!]

[Huuum ..brownie!]

7- FRAGOLA D’AMORE: uma taça linda, docinha e romântica. Sorvete de Creme, Morangos frescos, pingos de suspiros e creme de chantilly. Leve e refrescante.

[Doce, leve e refrescante]

[Doce, leve e refrescante]

8- TIRAMISÙ: um dos melhores que já provei e indescritível. O doce é suave, com o sabor de café presente harmoniza perfeitamente com o leve salgadinho do mascarpone. Um clássico italiano e uma das minhas sobremesas favoritas.

[Um clássico italiano]

[Um clássico italiano]

Ainda quero provar outras doces delícias do cardápio: waffle, souflé de chocolate, etc… Mas, não faltará oportunidade e sempre será um doce prazer voltar.

Onde Encontrar: Alfredo di Roma/Figli – Rua do Morro do Escravo Miguel – Hotel Atlantic Towers – Ondina

Site: www.alfredodiroma.com.br

[Foto Destaque: Divulgação]

Comentários