04 jun • 2015

Carro de Boi – a cada visita, uma experiência surpreendente

O Carro de Boi é um restaurante de comida regional nordestina, famoso na capital baiana, pelo seu pernil de cordeiro, pela sua galinha caipira e pela famosa ambrosia com gostinho de doce de vó.

Já apareceu por aqui  e aqui,e todas as vezes que visito a casa tenho uma experiência única e surpreendentemente maravilhosa. Não poderia ser diferente na 6ª edição do #SalvadorRestaurantWeek e não poderia ser diferente quando a convite de Vinícios, o gerente da casa que vem trazendo várias novidades e inovado o menu, nos convidou e nos permitiu vivenciar um momento ímpar ao conhecer a carta de cervejas especiais que vem compor e harmonizar os pratos famosos da casa agregando mais sabor ao paladar dos clientes, sem perder as tradições enraizadas nos temperos e sabores que a casa defende com tanta vivacidade.

Como nosso tema não poderia ser diferente, é claro que optei por uma harmonização com sobremesa, claro! Mas também deixei que ele me surpreendesse, eis a surpresa: Petit Gateau harmonizado com Liefmans Fruitesse On The Rocks

[Duas coisas que harmonizam bem e caíram no gosto dos soteropolitanos]

[Duas coisas que harmonizam bem e caíram no gosto dos soteropolitanos]

Pra começar Petit Gateau – todo mundo já conhece é um bolinho, geralmente de chocolate (mas pode ser encontrado de chocolate branco ou doce de leite ou outros sabores) servido quentinho em que seu interior é bem molinho, chegando a ponto de ser quase líquido, como se estivesse cru, mas não. Servido com Sorvete, normalmente de Creme, mas fica muito bom com sorvete de doce de leite (caso o bolinho seja de chocolate), nata, frutas vermelhas, avelã, e por aí vai a criatividade. Não, não é uma sobremesa francesa, dizem por aí que foi inventada por acaso por um americano, lá nos EUA. O que se sabe é: caiu no paladar dos brasileiros e em praticamente todos os restaurantes encontramos versões dessa sobremesa

[Liefmans On The Rocks - Garrafinha de 250 ml que dá para duas pessoas apreciarem bem]

[Liefmans On The Rocks – Garrafinha de 250 ml que dá para duas pessoas apreciarem bem]

Assim como o petit gateau, as Special Beers vem ganhando ainda mais o gosto dos brasileiros e dos soteropolitanos, mais precisamente falando. Por serem produtos artesanais, no qual passam por um processo especial de produção e consequentemente mais cuidados, as cervejas especiais trazem em seu corpo sabores, texturas e experiências únicas. Já falei delas por aqui também, não são o tipo de bebidas que é para se embriagar, mas sim apreciar acompanhando de uma boa refeição e claro uma ótima companhia.

E foi dentro desses critérios, por assim dizer, que tiver o prazer de provar a Liefmans, e já digo logo, não é porque ela é uma fruitbier (cerveja de fruta) que é uma bebida de mulher, pára com isso. Não existe cerveja, bebida, drink de mulher ou de homem. Eu particularmente, não gostava das fruitbeers por serem mais adocicadas e um pouco enjoativas – PAH! 

[Liefmans On The Rocks]

[Liefmans On The Rocks]

Tomei na cara – a Liefmans On the Rocks Frutas Vermelhas tem uma drinkability super fácil, 3,8% de álcool, ideal para beber apenas com gelo ou criar drinks diferentes. Extremamente aromática, uma cor deslumbrante : um avermelhando caminhando pro marsala. E o sabor super refrescante. É bem perceptível um dulçor bem balanceado, o final é levemente ácido, e percebemos no retrogosto as notas de morango silvestre e framboesa. Ah! Pode ser apreciada numa taça de espumante ou no próprio copo. A junção perfeita de uma pale ale belga com morango, cerejas, mirtilos (blueberries) e framboesas.

Ao saborear junto com o Petit Gateau acompanhado de Sorvete de Creme e Calda de Chocolate, dando uma colherada na sobremesa e um gole da cerveja, a complementação de sabores é esplendida. É como se um precisasse do outro para manter o paladar vivo, em alerta. A cerveja Liefmans ficou no lugar de uma couli de frutas vermelhas com uma acidez, balanceando a doçura “excessiva” do sorvete de creme e casando perfeitamente com a intensidade do chocolate do bolinho.

E nesse ciclo, que se tornou rapidamente viciante, foi impossível parar de comer e beber, beber e comer, comer e beber…. até que entramos em êxtase total. Apenas uma palavra: encantamento.

Dica: prove o quanto antes e a dois.

Onde Encontrar: Carro de Boi (Casa) – Rua Dom Eugênio Sales, nº 23, Boca do Rio – Salvador-Ba

Facebook: Fanpage Oficial

Instagram: @carrodeboi

Comentários