27 abr • 2015

Casa de Vina – onde o amor e a poesia fizeram morada…

…Hoje o sabor e a saudade reina…

A Casa de Vina, como Vinícius de Moraes era chamado pelos seus amigos, se tornou o cantinho para os amantes da arte, da poesia e claro, da boa gastronomia.

A casa construída por Vinícius de Moraes, o poeta, e Gessy Gesse, a atriz baiana de beleza selvagem do Cinema Novo, onde reinava o “Príncipe Consorte” e onde a poesia e o amor se encarregavam de enriquecer cada pilar erguido em frente ao Farol de Itapuã, logo na praia que acolheu esse carioca que não resistiu aos encantos baianos e que foi cenário na composição de grandes obras, entre 1974 a 1977.

[Vista da Varanda e Espaço Verde]

[Vista da Varanda e Espaço Verde]

“…Sim, minha amada, eis tua nova casa. Feita de praia e mar e sol e ventos. E grades céus azuis
e dunas brancas. E imensos coqueirais e muito sonho. E muita solidão. Tu a decoraste com o melhor
do teu gosto, tua graça, tua altivez e tuas artimanhas de índia. Amiga minha. Toma-a.
É tua casa, simples e concreta. Tua, só tua, imensamente tua. Para que nela vivas sempre nua.
Com teu céu, com teu mar, com tua lua. E teu triste e amantíssimo Poeta.”

(Vinícius de Moraes, Itapuã 19.10.1974)

No ano de 2000 a Casa foi adquirida pelo Mar Brasil Hotel, que mantém sua arquitetura e detalhes originais, incluindo a suíte do casal, no qual os móveis são dispostos na posição original, além da banheira com vista para o mar, lugar onde o poeta adorava escrever e compor.

[Banheira e azulejos originais]

[Banheira e azulejos originais]

Em Janeiro deste ano (2015) a Casa ganhou mais um destaque, além do Memorial com algumas peças originais do poeta, documentos e fotos, a Casa de Vina se tornou restaurante, unindo a culinária mediterrânea com toque baiano,
o Mar Brasil Hotel em parceria com o restaurante Montello, comandado por Stefano Bof e Maria dos Santos, faz jus a força e a memória dessa morada. Em cada prato que tive o prazer de saborear, além de visualmente lindas obras de arte. A poesia, o amor e a amizade que em energia está eternizados na atmosfera do lugar, senti em cada garfada no meu paladar.

Apesar de aberto ao público a mais ou menos 03 meses, foi apresentado à imprensa – jornalistas e blogguers – em um almoço super agradável, com direito a uma tarde linda em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, sentindo o amor em Itapuã…

Foram servidas 03 entradas:

  • Cocktail di Gamberi Esotico – camarão com um creme de abacate e um toque de gengibre acompanhado de uma torradinha deliciosa. Deliciosa essa primeira entrada, leve e refrescante.

 

cocktail de camarão

  • Melanzane alla Parmigiana – uma berinjela com mussarela e tomate. Molho suave, a berinjela com um cozimento perfeito.

 

parmegiana

  • Carpaccio di Polpo – polvo fatiado bem fininho com um toque de limão siciliano e pimenta rosa dando aroma ao paladar.

 

carpaccio

As entradas foram harmonizadas com espumante brut e vinho branco Pinot Grigio – que no momento não me lembro exatamente qual foi o rótulo, rsrsrsrs …

Os pratos principais também fizeram bonito:

  • Risotto Nero ai Frutti di Mare – risoto com polvo, camarão, lula e mexilhões.

 

risotto

  • Tagliatelle com Funghi e Parma Crocante – a massa tagliatelle caseiro com shimeji, shitake e presento de parma. Casamento perfeito de duas texturas: cremosa e croacante. Sabores em perfeita harmonia.

 

tagliatelle

  • Cernia alla Mediterranea – filé de badejo ao molho de camarão, lagistin e camarão pistola – o badejo estava incrível, textura e sabor ímpar. O camarão e o lagostin além de deixarem a finalização super elegante, trouxeram requinte e o up final ao sabor do prato.

 

badejo

Os pratos foram harmonizados com um vinho tinto argentino, Hacienda Los Haroldos Malbec Roble – 2012

[Foto: Onde Comer em Salvador]

[Foto: Onde Comer em Salvador]

“Eu não ando só
Só ando em boa companhia
Com meu violão
Minha canção e a poesia”

[Memorial anexo ao restaurante]

[Memorial anexo ao restaurante]

Para fechar em grande estilo 03 sobremesas a altura do almoço e claro do Poeta:

  • Coppa Dinivi Sapori – sorvete de nata, com toque de gengibre, pistache e azeite – para aqueles com paladar exótico e ousado o sorvete estava bem gostoso doce, mas que com o gengibre ganhou calor, o mix de texturas e a gracinha ficou por conta do pistache sem esquecer o azeite que trouxe ousadia.

 

sorvete

  • Cannoli Siciliano – a casquinha do cannoli recheada com chantilly ganhou frescor com a saladinha de frutas. Sobremesa leve combinando com o calor de Salvador e a leveza do almoço

 

cannoli

  • Panna Cotta con Fruttu di Bosco – creme de nata com couli de frutas vermelhas. Para mim uma poesia em forma de sobremesa, que pude saborear os versos a cada colherada. Na minha humilde opinião uma das melhores panna cottas que provei. O sabor suave e delicado, levemente adocicado ganhou intensidade com a geleinha de frutas vermelhas com acidez equilibrada. Sem falar na delicadeza e carinho da finalização com uma mini rosinha comestível…

[Foto: Onde Comer em Salvador]

[Foto: Onde Comer em Salvador]

“Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz Não há beleza
É só tristeza e a melancolia”

O menu ainda conta com pratos especiais, como o ‘Frango à Gesse e Vina’ – receita que a própria Gessy Gesse fez questão de ensinar à chef Maria dos Santos, além de drinks e uma vasta carta dde vinhos. Ah! Além do Memorial permanente, vale destacar a varanda de frente para o mar e com uma linda área verde, onde está a réplica da estátua de Vinícius, sentado numa cadeira, “com olhar esquecido no encontro de céu e mar”

[Farol de Itapuã]

[Farol de Itapuã]

[Salvador com seus cantos e lugares especiais]

Onde Encontrar: Rua Flamengo, nº 44, em frente a Pça Vinícius de Moraes – Farol de Itapuã
Facebook: Fanpage Oficial
Instagram: @casadivinarestaurante
Telefone: 71. 3014-8730

Comentários