04 jun • 2014

Chile e seus sabores doces…

Há um ano tive a oportunidade de conhecer as terras chilenas.

Um povo simples e tímido, mas com uma hospitalidade incrível, brilho no olhar e de sorriso sincero. Em minha viagem conheci Santiago- cidade onde o novo e o antigo se encontram e se respeitam, e que mesmo com seus problemas diários, não perde o encanto e a doçura. Valparaíso com seus mistérios e boas surpresas e Viña del Mar com sua poesia e romantismo.

[Catedral de Santiago do Chile contrastando com a modernidade dos novos tempos.]

[Catedral de Santiago do Chile contrastando com a modernidade dos novos tempos.]

Me encantei tanto que tracei como meta me aposentar e ir morar nas terras sagradas dos Moais, de mantas coloridas e cheias de histórias e rica em crença e  fé.

Mas não só me encantei pela organização das cidades, do charme simples e do seu povo, como também me apaixonei pela culinária local. E claro, pelos dulces – doces –  e sobremesas!

Os que chamaram minha atenção foram os Pastelitos  ou “Chilenitos“, que são tipo alfajor, só que com massa de biscoito maisena e mais finos. Tendo suas referências nas receitas das freiras dos conventos coloniais, e podem ter cobertura ou não de glacê ou suspiro, normalmente recheados com creme ou doce de leite chileno.

[Muitos e muitos dulces]

[Muitos e muitos dulces]

Preferi os que não tinha a cobertura branquinha e açucarada, por serem menos enjoativos. O doce de leite chileno, ou como eles chamam Manjar, possui consistência incrível  – firme-  e sabor maravilhoso, que dá vontade de comer um pote inteirinho sozinha.

Além dos Chilenitos, outra delícia doce chilena foram os Empolvados – parece um bem-casado gigante, recheado com doce de leite e polvilhado com açúcar de confeiteiro. De massa leve e bem fofinha, com açúcar no ponto, ganha mais doce ao receber o doce de leite e o arremate final do açúcar por cima. Ideal com um bom cafezinho no lanche da tarde.

[Meu favorito]

[Meu favorito]

Outra sobremesa/doce é o Milhojas – conhecida também por Mil Folhas – de massa levemente folheada e bem recheada com doce de leite, casou perfeitamente o doce da tortinha cortada em quadradinhos com a bebida típica Chicha – bebida fermentada, que embora feita em outros países de frutas diversas e até milho, no Chile utilizam a uva ou maçã, com leve teor alcoólico podendo ser apreciado por todos e a qualquer hora do dia.

[Mil folhas e Chichas]

[Mil folhas e Chichas]

[Também encontramos Marzipan modelados]

[Também encontramos Marzipan modelados]

Um ano se passou, mas a saudade é doce e tem gostinho de quero mais.

Pra fechar um dos melhores chocolates quentes que já saboreei!

[No café localizado no Casa Museu La Chascona - Casa de Pablo Neruda em Santiago - Chile]

[No café localizado no Casa Museu La Chascona – Casa de Pablo Neruda em Santiago – Chile]

Pra quem ainda não conhece, vale a pena colocar o Chile como um do lugares que deve conhecer antes de morrer e saborear suas delícias doces.

 

Onde Encontrar: Dulces Milahue – Av. O’ Higgins, B24, Curacaví, Região Metropolitana, Chile.

Comentários