De Além Mar – Confeitaria Portuguesa
“Pelas terras de “além-mar”, em um país com tão vasto litoral, encontramos as melhores receitas que o Atlântico pode oferecer,
de pratos onde reina, soberano, o bacalhau. Cabe ainda um capítulo especial: a doçaria portuguesa, misturas consagradas de açúcar,
ovos, amêndoas, especiarias, natas…Nas cozinhas de Portugal, história, cultura e sabor se misturam e confundem. Comidas trazem lembranças e sentimentos.”
(Trecho da apresentação no site www.dealemmar.com.br)
Pra começar a ambientação: uma linda lojinha toda de vidro, com cadeiras e mesas de madeira, quadros com fotos de Portugal, cardápio escrito numa lousa a giz, azulejinhos portugueses nas cores típicas – branco e azul; lugar calmo e aconchegante, numa rua tranquila. Pra completar o dia de bons encontros e bom papo, doces quitutes portugueses não poderiam faltar, uma vitrine com Pastel Santa Clara, Pastel Santa Clara de Coimbra (a diferença é que a segunda a massa é mais amanteigada), Mimo de Amêndoas (que lembra um quindim), Salame de Chocolate, Mimo de Nozes, Queijada de Sintra e Pastel de Feijão e Amêndoas, além de Tarte de Amêndoas, Areia de Cascais – biscoitinho típico e ideal com um cafezinho – e claro que não podia faltar o meu queridinho Pastel de Nata, que por sinal tivemos a maior sorte de chegar e estarem terminando de assar, então saboreamos quentinho e fresquinhos.
Nossaaa, tudo estava fantástico no dia.
A Tarte de Amêndoas com uma base fina de massa e uma camada generosa de amêndoas caramelizadas e gratinadas, doces e crocantes. Tão delícia que não dava vontade de parar de comer.
O Pastel Santa Clara do Convento de Coimbra, foi a escolha entre o Pastel Santa Clara, e mesmo tendo a massa mais amanteigada, tinha uma leveza na massa com recheio docinho,de ovos moles e amêndoas. De fato, um doce que carrega nome e sobrenome de honra. A Queijada Sintra uma massinha bem fofa com aroma e sabor de canela, envolvendo queijo fresco. Além de visualmente lindinha, essa queijada é muito saborosa. O Pastel de Nata, também conhecido como de Belém, é o doce carro-chefe da casa e possui massa beeem folhada (como eu amo!) e estaladiça levemente salgadinha que casa perfeitamente com o sabor doce do recheio mega cremoso. A combinação de textura entre massa e recheio é fantástica e o cheirinho incrível, quentinho então…huuuuuuumm! A receita é original de Portugal, já que a família é genuinamente portuguesa, além de ser uma receita da família que só a mãe e as filhas conhecem. Dentre tantos Pastéis de Nata que já provei pela cidade e pelo Brasil, estes são meus preferidos. Me ganhou na primeira mordida.Mas por que a utilização de ovos em tantas receitas de doces?!
Segundo pesquisas que fiz e no próprio site da De Além Mar, as freiras utilizavam as claras para engomar seus hábitos e lhes sobravam muitas gemas. A ideia surgiu para evitar o desperdício, e junto açúcar, especiarias, vinho do Porto, amêndoas foram nascendo essas ‘doçuras’.
De fato, essa família nascida em Angola, com avós da Ilha da Madeira e região de Trás-os-Montes, não apenas trouxe hábitos portugueses e culinária portuguesa, mas sim a oportunidade de compartilhar conosco os sabores doces de suas raízes ajudando a tornar nossos momentos mais saborosos, sendo “capaz de transportar quem a prova através do Atlântico, mesmo que por alguns poucos e deliciosos instantes.” (trecho retirado do site www.dealemmar.com.br)
Se voltarei?! Com toda certeza, virei fã e cliente fiel, e ainda falta provar outras doces delícias (claro!).
Onde Encontrar: De Além Mar – Confeitaria – Avenida Praia de Guarujá, Qd.10, Lt.11, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – Bahia (região metropolitana de Salvador)
Facebook: Fanpage Oficial
Site: www.dealemmar.com.br
IG: @dealemmar
Valores: Tarte de Amêndoas – R$ 10 / Pastel Santa Clara de Coimbra, Queijada de Sintra, Pastel de Nata – R$ 5
Comentários