04 jul • 2015

Pra assistir: Divertida Mente (Inside Out)

Para quem acha que animação é filme apenas para criança, engana-se.
E ‘Divertida Mente’ (Inside Out) é mais um lindo exemplo que está aí para provar o contrário. Um filme em animação feito para todas as idades.

Pois é, e claro eu com a minha criança interna, apaixonada por cinema e também por animação fui conferir essa obra que conta com o brasileiro Léo Santos, artista de layout que tem no currículo as animações Universidade Monstro e Valente.

[Alegria - Imagem: R7 - Divulgação]

[Alegria – Imagem: R7 – Divulgação]

O filme conta a história de Riley, uma garotinha de 11 anos que teve de enfrentar mudanças importantes em sua vida, como a ida/mudança junto com seus pais de sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco.
Em seu cérebro, convivem as principais emoções, que nascem junto com a Riley: a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza; e toda narrativa é contada pela Alegria, líder das emoções e que faz de tudo para manter a vida dessa menininha em plena felicidade.

[Medo - Imagem: Divulgação]

[Medo – Imagem: Divulgação]

[Nojinho - Imagem: Divulgação]

[Nojinho – Imagem: Divulgação]

Porém, uma confusão na sala de controle faz com que a Tristeza e a Alegria sejam expelidas para fora do local, e elas precisam correr contra o tempo e percorrer as várias ilhas e arquivos existentes nos pensamentos de Riley para que o equilíbrio volte; enquanto isso não acontece, elas vivem uma aventura e a vida da garota muda radicalmente.

[Pixar conseguiu criar algo muito bom depois de Rio. Imagem: Disney/Divulgação]

[Pixar conseguiu criar algo muito bom depois de Rio. Imagem: Disney/Divulgação]

Utilizando de uma metodologia super dinâmica e bem divertida para entender como funciona as coisas lá na nossa ‘cacholinha’, e traduzindo cuidadosamente em formas, cores e texturas, as emoções/personagens são identificadas pelas principais cores primárias: amarelo, azul, verde e vermelho. Todo funcionamento do cérebro, pensamentos, memórias especiais são retratados como grandes parques temáticos. As demais lembranças são guardadas em bolas coloridas que lembram bolas de gude, que correm por calhas, tipo aquelas que chegam as bolas no boliche, sabe?!

[Raiva - Imagem: Divulgação]

[Raiva – Imagem: Divulgação]

[Algumas pessoas acharam muito óbvio a Alegria ser retratada por personagem feminina, assim como Nojinho e a Tristeza; da mesma forma que a Raiva e o Medo foram retratadas por personagens masculinos. Mas eu não levei isso assim; acho que cada um tem suas emoções de uma forma no seu cérebro. No meu caso: a Alegria é menina, assim como a Raiva e o Medo. Já o Nojinho e a Tristeza são dois menininhos – rsrsrsrs]

[Tristeza - Imagem; Divulgação]

[Tristeza – Imagem; Divulgação]

E entre risos, lágrimas e gargalhadas Divertida Mente vai nos mostrando que não dá pra ser feliz o tempo todo, sem derramar uma lágrima. Sem ter medo de algo, sem ter nojinhos; e que a mistura disso tudo molda o nosso ser, descobrimos novas sensações e outras formas de emoções. No final, descobrimos como tentar equilibrar e guardar da melhor forma, na memória, no coração. Mas sempre fica na nossa história.

Corre pra sala de cinema mais próxima, pois ele ainda está em cartaz. E depois me conta o que achou, ok?

Ah! Não esqueça da pipoca doce (e salgada – a mistura fica maravilhosa.)!!!!

* Confira no Hoje no Cinema onde está passando: www.hojenocinema.com

Ficha Técnica:

Filme: ‘Divertida Mente’ (Inside Out)
Ano: 2015
Elenco [vozes no Brasil]: Miá Mello, Otaviano Costa, Dani Calabresa,
Leo Jaime, Katiuscia Canoro
Direção: Pete Docter
Gênero: Animação/Comédia/ Família
Duração: 101 min.

Comentários