Doce Leitura: Seis Túmulos para Munique
#DesafioDoceLeitura
No último dia 05, iniciei um desafio junto com o instagram @imaginandolivros da Lua Novaes, seriam 07 livros em 07 meses e 07 sobremesas. O desafio seria o seguinte: a partir de maio, todo dia 05, obrigatoriamente teriamos de começar a leitura de um novo livro. Então: de 05 de maio a 04 de junho teríamos de ler um livro, de 05 de junho até 04 de julho um novo livro deveríamos ler inteirinho; e assim sucessivamente. No início de cada livro uma sobremesa também deveria ser apreciada e indicada.
Bom, meu primeiro livro para este desafio foi o ‘Seis Túmulos para Munique’ de Mario Puzo que comecei exatamente no dia 05 de Maio e consegui finalizar hoje (sim, acabei antes do prazo, mas é porque o livro é muito bom e você acaba comendo praticamente em uma semana, mas consegui me segurar e ler um capítulo quase, por dia). Publicado sob pseudônimo de Mario Cleri, e escrito dois anos antes de Mario terminar O Poderoso Chefão, foi redescoberto recentemente, e só faz confirmar as características que fizeram do autor um mestre da narrativa.
A história conta a história de Michael Rogan um menino com mente brilhante, no qual sua memória extraordinária possibilitá-o a se lembrar de qualquer coisa desde os primeiros anos de sua vida e é graças a ela que Rogan aos 25 anos consegue uma carreira acadêmica de sucesso e um cargo de oficial da Inteligência Americana. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rogan, é torturado em uma sala do Palácio da Justiça de Munique e é essa aptidão que jamais faz ele se esquecer dos rostos de seus torturadores, que inclusive, mataram sua mulher.Dez anos depois, ele decide encontrá-los e se vingar. Um a um dos seus torturadores, que por incrível que parece se safaram estão livres, vivendo suas vidinhas tranquilas. Um thriller sombrio e violento que poderia ir para telona super fácil e se tornaria ainda mais um sucesso. O livro nos mostra no quão longe um homem é capaz de ir em busca de justiça e paz.
O final é ..putz… surpreendentemente bom. Eu esperava mais ou menos, mas não queria crer nessa possibilidade. Vale o suspense…
A sobremesa/docinho que escolhi para começar essa leitura foi o Pastel de Nata da Confeitaria Portuguesa De Além Mar, com unidade em Vilas do Atlântico e outra na Ladeira na Barra (logo no início, sentido para quem sobe, lado direito), massa extremamente folhada, levemente amanteigada, recheio cremoso e docinho na medida.E aí?! Gostou?! Então acompanha os próximos meses que vem mais coisa boa para alimentar a alma e adoçar os dias.
Livro: Seis Túmulos para Munique
Título Original: Six graves to Munich
Autor: Mario Puzo
Editora: Record
Ano: 1967/ 2012
Para acompanhar a leitura: Pastel de Nata – De Além Mar
Comentários