#NaCozinha: Red Velvet – o cake queridinho do momento
Traduzindo popularmente como Veludo Vermelho, o bolo americano Red Velvet tem se tornado pop pelo Brasil, e vem sendo um queridinho do momento.
Por se assemelhar visualmente ao tecido veludo vermelho, o bolo de tom vermelho ou marrom-avermelhado ganha essa coloração devido a reação entre o elemento ácido, o leitelho e antocianinas presentes no chocolate; porém a cor é mais intensifica quando usado o suco da beterraba ou corantes comestíveis.
‘Primo’ do Devil’s Cake – aquele outro bolo chocolatudo americano, bem aerado, úmido e muito intenso em chocolate – o Red Velvet tradicional recheado com butter cream, ganhou mais popularidade no filme Flores de Aço, drama de 1989, no qual aparece na cena do casamento; uma tradição nos casamentos da parte sulista dos EUA.
Bom, chega de papo, arregace as mangas e #MãoNaMassa porque este post é dedicado às Doçuras & Aventuras #NaCozinha com receita do Chef Confeiteiro Gabriel Beckel – famoso pela sua criatividade no inovar os Milkshakes e outras doces delícias que já apareceram por aqui e aqui.
Ingredientes:
-Massa:
350g (aprox. 3 xícaras de chá de 240ml) de Farinha de trigo
350g (aprox. 2 xícaras de chá de 240ml) de Açúcar Refinado
4 ovos grandes (200g aprox.) Ovos
200g de Manteiga (em temperatura ambiente) ou Margarina (80% lipídios)
1 potinho de 170g de Iogurte natural sem açúcar
60 ml de Leite integral
10g (1 col. sopa) de Vinagre
8g (1 col. sopa) de Cacau em pó
25g (1 potinho de 30g) de Corante gel vermelho [sugestão do chef: Arcolor ou Wilton]
18g (3 col. chá rasas ou duas cheias) de Fermento químico
-Recheio:
2 potes (300g cada) de Cream Cheese [sugestão de marcas: Danubio ou Philadelfia]
200 g de Manteiga sem sal
300 g (+ ou – 2 xícaras) Açúcar de Confeiteiro
1 Fava de Baunilha
Modo de Fazer:
1) Hora de preparar o espaço de trabalho. Meça todos os ingredientes e preaqueça o forno em 180°C. Unte as formas com spray desmoldante (2 formas redondas de 18x7cm (diametro x altura). Misture o vinagre e o leite, e reserve. Misture o corante com o iogurte, separe. Misture todos os ingredientes secos (F. trigo, fermento, cacau), passe na peneira e guarde separadamente.
2) Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até virar um creme leve, fofo e esbranquiçado. Para obter uma mistura uniforme, pare de bater de vez em quando e raspe o bowl da batedeira com uma espátula de silicone, e volte a bater em seguida.
3) Acrescente os ovos na batedeira, um a um, até que se misturem. Novamente raspe o bowl para tirar a manteiga grudada nas laterais. Bata de 8 a 10 minutos em velocidade alta.
4) Coloque 1/3 dos ingredientes secos na batedeira e misture levemente, apenas o suficiente para a mistura ficar homogênea. (pode ser com um fouet, mexendo devagar, com uma espátula de silicone, em movimentos circulares (de baixo para cima, jogando a parte liquida por cima da seca) ou, se for uma batedeira planetária, pode-se fazer esta etapa na velocidade mínima). O importante é que esse processo seja feito delicadamente, apenas para que a mistura fique homogênea. O excesso de batimento nesta etapa pode prejudicar o crescimento e a textura do bolo.
5) Faça o mesmo processo do passo 4, mas agora com a metade dos ingredientes líquidos (o leite e o iogurte que estavam separados). Depois, basta repetir esses passos até terminar.(colocar mais 1/3 dos secos, misturar. A outra metade dos líquidos, misturar e por fim o último terço dos secos).
6) Depois que tudo estiver homogêneo, coloque metade da massa em cada forma (650g por forma) e asse por cerca de 40 a 50 minutos. (varia muito de forno pra forno, o jeito é usar o velho truque de espetar um palito e ver se ele sai limpo)
7) Depois de assado deixe as formas em cima da grade do fogão até esfriarem.
10) Recheio: Na batedeira coloque todos os ingredientes, incluindo as sementinhas da fava da baunilha. Bata até ficar homogêneo. Reserve levando à geladeira coberto com papel filme ou um pote com tampa.
Montagem:
Após esfriarem, corte os bolos no meio, e alterne camada de bolo com camada de recheio.
#DicadoChef: para um bolo mais molhadinho, regue as camadas de bolo já cortadas e durante a montagem com uma caldinha não muito doce. Essa caldinha pode ser uma misturinha de 1 xic. (180g) de açúcar + 1 1/2 xic. (360 ml) de água + casca de 1 maçã. Ferva por 02 minutos e espere esfriar.
E aí? Bora fazer?! Quando fizer posta nas redes sociais e marca a gente com o @sopelasobremesa e usa nossa hashtag na legenda #sopelasobremesa
Comentários