A Ribeira e o seu Sorvete
A Ribeira do Sorvete está localizada num pedacinho de paraíso de Salvador. Situada na cidade baixa, ainda conserva costumes antigos familiares e íntimos, e é abençoada com um mar tranquilo e um lindo pôr do sol. Na península de Itapagipe, os barcos de pesca e saveiros repousam na maré baixa, senhorinhas sentam na calçada em frente às suas residências e veem o ir e vir de cada um que passa num fim de tarde bucólico. E é no Largo da Ribeira sob velhas árvores e grandes tamarindeiros, que desde 1931 a Sorveteria da Ribeira faz história, refresca a alma dos soteropolitanos e turistas e alegra nossas tardes, transformando uma simples ida à uma sorveteria em um passeio histórico.
Tudo começou com Seu Mario Tosta, um italiano que encontrou uma oportunidade no calor do verão no início do século passado, e junto com Seu José Hermida, que foi trabalhar na sorveteria na década de 1960, transformaram essa delícia doce gelada em uma das melhores sobremesas da cidade. Após a mudança de Seu Tosta para o Rio, Hermida assumiu a direção da sorveteria e deu continuidade nesse precioso espaço.Adaptando, transformando e inovando sabores regionais e exóticos, os sucessos: Coco Verde, Tapioca, Ameixa, Mangaba, Cajá, Pitanga… conquistaram cada vez mais os paladares e para mim, no auge dos meus 10 anos de idade, não existia sorvete melhor de Coco (tradicional), Flocos e Cupuaçu. E no decorrer dos anos, consegui expandir as minhas escolhas, e ampliei minha listinha de sorvetes favoritos na casa: Coco Verde, Pitanga, Menta, Banana Flambada, Coco Queimado, Amendoim, Ameixa, Tapioca, Tangerina….e por aí vai!
O Sorvete da Ribeira passou por mais uma mudança na direção. Em 2008, o Seu Francisco Lemos – antigo cliente – para não deixar morrer tanta história e tradição resolveu comprar e dar continuidade, ampliando ainda mais a carta de sabores e trazendo novidades. E mesmo alegando não ter mudado em nada no processo de produção dos sorvetes, que ainda mantém o costume de selecionar manualmente as frutas, descascá-las também a mão e preparar os sorvetes nas épocas certas de cada safra. Senti uma diferença sim, em sabor e consistência. Principalmente no de Flocos, que parecia amanteigado. No restante que provei, tudo igualmente delicioso.
E apesar das filas quilométricas, o atendimento no caixa foi rápido assim como no balcão. E como de costume, sempre ando acompanhada, não poderia ser diferente ao passear pela Ribeira, estive na boa companhia de mainha, tio e tias. Assim pude provar sabores diversos e me deliciar um pouquinho.
– Pitanga e Flocos:
– Amendoim e Coco (tradicional): – Coco Queimado e Banana Flambada: – Tangerina e Coco (tradicional): – Tapioca e Coco Verde: Além dos mais de 60 sabores de sorvetes, também podemos saborear Picolés, MilkShakes, Banana Split, Dusty Miller – uma sobremesa à base de sorvete, calda de chocolate e biscoito waffer. E não se espante caso encontre alguma celebridade, a Sorveteria da Ribeira é frequentada por artistas nacionais e internacionais, políticos, jogadores e etc.Se vale a pena atravessar a cidade quase toda, enfrentar uma fila e um pouco de loucura na Sorveteria da Ribeira, para então saborear o sorvete sentado na mureta e ouvir o bater das ondas das águas calmas na beirinha do mar da Baía de Todos os Santos?! Vale e muito, pra guardar na memória e deixar bater a saudade…
Onde Encontrar: Sorveteria da Ribeira – Praça General Osório, 87, Ribeira, Salvador -BaSite: www.sorveteriadaribeira.com.br
Facebook: Fanpage Oficial
Instagram: @sorveteriadaribeira
Funcionamento: Todos dos dias, das 9:00 a.m – 10:00 p.m.
Valor: R$ 12,00 (duas boas tanto no cascalho quanto no copinho)
Comentários