Onde comer: Pudim
Como você prefere o seu PUDIM: com furinhos ou sem furinhos?!
. . .
Pudim é uma sobremesa aparentemente simples, mas encantadoramente deliciosa. Me faz lembrar os quitutes de vó ou aquele almoço de domingo em família. Das receitas mais elaboradas até a mais simples de ovos e leite condensado, sabendo fazer pra mim é uma das melhores sobremesas que existe. Gosto dos pudins com textura firme, mas não duro. Lisinhos e com pontinhos pretinhos de baunilha é uma ótima pedida. Mas com furinhos, sem cheiro de ovo e com doçura equilibrada também me agrada muito.
Então, separamos estabelecimentos que você pode ir saborear ou encomendar:
Ganache Doceria:
Quiosque na praça de alimentação do Salvador Shopping, que além de deliciosas tortas, tem um dos melhores pudins que já provei na vida! Sim, troco facinho uma fatia mega de torta por uma de pudim deles.
Coco Bambo Bahia:
Eles se classificam o melhor pudim do mundo, já apareceu por aqui, e realmente é delicioso. Lisinho, doce na medida, uma das melhores sobremesas da casa. Mas seria muita pretensão acharem isso?! Não sei, só sei que é muito bom, bom demais.
Licuri:
Tamanho ideal para aquela sobremesa pós almoço express de shopping. No restaurante de prato já montado especializado em comida regional, o pudim deles é sensacional. Uma texturinha mais firme, mas não durinha.
Ferreiro Café:
Esse pudim é famoso e deliciosamente bom. Com sabor e toque super equilibrado de café, ele é bem lisinho e tem uma doçura ímpar. Pra mim a sobremesa mais gostosa do restaurante Ferreiro Café, que trouxe toda sua tradição do grupo Leite, mesmos donos do famoso Restaurante Leite em Recife.
Cozinha dos Fundos:
RÁ, pra quem ama pudim de leite condensado e feito diretamente na lata tem que saborear essa delicia. Muito cremoso, docinho e uma forma inusitada de servir, o pessoal da hamburgueria CF foi muito feliz em inserir no cardápio essa doce delícia, fugindo um pouco do tradicional brownie com sorvete. Uma sobremesa simples, mas que é um clássico e uma excelente pedida.
Baby Beef Express:
Outra opção na praça de alimentação do Salvador Shopping, é o Pudim do Baby Beef Express. Tradicional restaurante de refeição já montadinha no prato e rápida, mas com porções generosas e que ainda vem com um dos melhores pães de queijo mineiro. A porção de sobremesa é ideal para quem quer adoçar o coração pós almoço. Uma fatia lisinha, uniforme, brilhante e delideli.
Pudinz:
Nas feirinhas de rua pelas pracinhas da capital baiana, o carrinho refrigerado da Pudinz se destaca. Feitos por um casal extremamente simpático, o Flávio e a Tati, podemos encontrar um menu bem recheado de sabores para este quitute. Nos sabores: Brigadeiro, Tradicional, Cappuccino, Coco com Ameixa, Milho, Canela, Doce de Leite, Nutella, Zero Lactose, Pistache. Já me deliciei com 05 sabores da marca, um mais gostoso que outro. Mas meu xodó ficou por conta do de Pistache – feito com pasta de pistache 100% artesanal preparado pelo Flávio, sem adição de outras oleoginosas. Aaaaah e o mais legal: são PUDINS NO POTE!
Gil Tortas e Cia:
Para quem não sabe, o bairro de Stella Maris não é apenas praia, sol e água fresca; em suas ruas internas guardam tesouros como o cantinho de Gil. Produtor local, começou a mais ou menos 05 anos produzir empadinhas e tortas salgadas por encomendas, abriu sua primeira lojinha tinininha em um centro comercial na região, e em pouco tempo precisou expandir. Hoje, localizado na Rua Gilberto Freyre, 2A. O cantinho do Gil é super fofo e aconchegante, parecendo casa de vó. O menu ganhou tortas doces, doces finos e tradicionais, e sobremesas de tirar o fôlego. Além dos drinks cremosos com café e chocolate.
Mas como o post é sobre Pudim – eis o pudim de Gil: com furinhos ‘nóis também ama’. Sabor caseiro, lembra um almoço de domingo em família. O pedaço é bem servido mesmo, generoso não só na apresentação, mas no sabor.
Pasta em Casa:
O Pudim do Pasta tem um toque mais que especial: cream cheese. Deixando mais leve, suave e cremoso. Delicado e muito saboroso, esse tinha que entrar pra lista dos melhores, com toda certeza. O Pasta em Casa é um dos meus xodós quando o assunto é restaurante, do ambiente ao atendimento, das entradas às sobremesas. Cada garfada é apaixonante. E não poderia ser diferente no menu de sobremesas deles, sempre que vou é uma indecisão: tiramisù ou cheesecake, torta de maçã ou verrine, ou torta mousse ou pudim. E sempre acabo ficando com duas, mas com aquela sensação de que as outras vão morrer de ciúmes e que preciso voltar o quanto antes pra não deixar ninguém de fora.
Lanchonete Mary e Rosy:
Voltando para o bairro de Stella Maris, no centro comercial Stella Shopping na Rua Capitão Melo, tem um quiosquinho bem no centro de D. Mari e Seu Rai, lá pude provar um dos melhores pudins da cidade. O lugar é super simples, mas o atendimento é muito especial. Lisinho, quase sem furinhos, bem uniforme e sabor bem equilibrado, doçura na medida e um toque especial de baunilha. A fatia é satisfatória e é ideal para quem quer adoçar a alma e o coração.
Almendra Restaurante:
Também localizado no Rio Vermelho, o bairro mais boêmio de Salvador, na mesma rua do Pasta em Casa, o Almendra tinha uma proposta bem bacana de pratos regionais com um toque mais elaborado. O restaurante é uma graça, e muito agradável. Mas, de uns tempos pra cá percebi que eles estão mudando um pouco, fazendo pequenos shows em seu espaço. Não sei ainda como está o funcionamento do restaurante, mas sei que esse pudim que provei estava maravilhoso.
Um delicioso Pudim de Coco com Calda de Caramelo, mas bem suave e equilibrada.
—
*Pousada Zé Maria Fernando de Noronha/PE:
Para quem vai ou está em Fernando de Noronha (O PARAÍSO!) e vai jantar em um dos melhores Festivais Gastronômicos da Ilha, vale muito a dica da nossa amiga e colab Laise Torres, que esteve recentemente lá. O Festival do Zé é um verdadeiro banquete, com tudo que você possa imaginar. E claro, muitas sobremesas, para todos os gostos. Lai destacou o Pudim de Milho – super diferente, mas muito saboroso. Cremoso, mas firme. Uma delícia!
A Pão de Queijaria:
Em BH, Minas Gerais, um dos melhores que provei foi na A Pão de Queijaria. Feito com Doce de Leite Viçosa, e um toque de queijo da serra da canastra. Deliciosamente cremoso, mas com certa firmeza, riquíssimo em sabor e inesquecivelmente prazeroso de bom.
. . .
Não importa se tem furinhos ou se não tem, sendo bem feito e alegrando nossa alma e nosso coração: a gente ama de qualquer jeito!
[Imagem Destaque: Indiretas do Bem]
Comentários