Os Melhores Sorvetes da Cidade.
Esse não é um post sobre as melhores sorveterias da capital baiana, mas dos sorvetes que mais gosto em cada uma.
Ok, estamos no Outono [teoricamente], mas vale se refrescar todos os dias, já que em Salvador o Verão insiste em residir em nossa terra o ano inteiro.
Então, fiz uma listinha dos sabores que mais gosto em algumas das várias sorveterias da capital. São muitas sorveterias mesmo, e já fui em ‘N’s’, por isso filtrei por sabores que mais gosto, frequência e padrão nas vezes que fui em cada uma.
Prepare a colherzinha porque vamos nos refrescar e muito com essa postagem. =D
– A Cubana
Uma das mais antigas sorveterias da cidade de Salvador, desde 1923 e com 03 lojas físicas, a Cubana tem o melhor sorvete de Tapioca, do jeito que amo! Cremoso, sabor de verdade de tapioca e os grãozinhos da mesma.
Onde: R Pernambuco, 2269 – Pituba / Rua Portas do Carmo, 12 – Pelourinho / Praça Tomé de Souza, s/n – Elevador Lacerda
– Crema
A gelateria chegou com um conceito diferente, não são sorvetes e sim verdadeiros gelatos italianos (sim existe diferença e eu nem sabia, aprendi com o mestre gelateiro André um dos sócios e idelaizador da marca). Amo todos os sabores que já provei da marca – Banana com Chocolate sensacional, mas o de Caju é surreal, cremoso, saboroso, aromático e suculento como a fruta carnuda, este de fato é incrível, arrebatador.
Onde: Av. Paulo VI, 1890 – Pituba
– Sorveteria da Ribeira
Flocos, Pitanga, Amendoim e Coco Verde desde sempre e pra sempre, e no cascalho por favor! Rica em história, também uma das mais antigas da capital. Você vir a Salvador e não ir a Sorveteria da Ribeira é um pecado, ponto turístico e parada obrigatório quando o passeio é feito pelo lado da cidade baixa. Ainda conserva aquele menu na parede com letrinhas da década de 50. A melhor parte é saborear o sorvete sentada na mureta admirando o mar, os barquinhos e a brisa fresca. No cascalho o sorvete fica enorme, mas não enjoativo, cremoso e com sabor de infância. Uma tradição passada de geração em geração, em forma de sabor e ritual.
Onde: Praça Conselheiro Nabuco, 87 – Ribeira
– Fredíssimo
Nos principais shoppings da cidade, meus sabores favoritos da marca: Bem Casado e Maracujá e os dois juntos no cascalho ou no copinho. O primeiro mais doce, mas não enjoativo e o segundo azedinho e refrecante, mas atenção, este sabor peça pra provar antes, porque tem dias que tá bem azedinho mesmo!
Onde: Salvador Shopping / Shopping da Bahia / Shopping Paralela
– Le Glacier Laporte
Localizada em um dos bairros históricos e turísticos de Salvador – o Pelourinho, a sorveteria já ganhou o paladar não apenas dos soteropolitanos mas também de turistas de todos os cantos do país e do mundo. Tem sabores clássicos e releituras fantásticas, além dos mais ousados. O meu favorito é o de Pitanga, cor, textura, sabor e aroma maravilhosos.
Onde: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 21 – Pelourinho
– Perini
O clássico e maravilhoso sorvete de Cupuaçu, coisa de louco. A marca foi adquirida pela Concesud, mas este sorvete continuou o mesmo.
Onde: Salvador Shopping / Shopping Barra / Shopping Paralela / Shopping da Bahia / Rua Maranhão, 64, Pituba / Av. Princesa Leopoldina, 398, Graça / Av. Vasco da Gama, 3051, Vasco
– Freddo
Os sorvetes argentinos invadiram a cidade, e num é que os hermanos capricharam e fazem a coisa boa mesmo?! Encantada demais com os clássicos de dulce de leche, maaaas o meu favorito é o Mascarpone com Coulis de Framboesa, que isso minha gente? Surreal: cremosíssimo, suave e um toque levemente salgadinho lá no final, mas com a doçura e um leve azedinho da geleia de framboesa, é incrível!
Onde: Salvador Shopping ou Shopping Barra
– Tango Café
Não é bem uma sorveteria e também não está de fato em Salvador, porém pensei o seguinte: vale muito a pena um passeio para o lado de lá e aproveitar para tomar tum sorvetinho. Como disse, não é bem uma sorveteria, mas um aconchegante café em Praia do Forte. Esse helado de Creme com Couli de Morango é incrivelmente delicioso. A doçurinha do sorvete em contraste, mas em perfeita sintonia com o azedinho da Couli. Nosssaaaaa, muito bom!
Onde: Avenida Antônio Carlos Magalhães – s/n, Praia do Forte
– Sorveteria da Barra
O meu queridinho é o de Iogurte na casquinha – docinho, super leve e azedinho. Cremosíssimo e muito refrescante. Tem sabor de sábado de sol, céu azul e brisa fresca do mar.
Onde: R. Belo Horizonte, 102 – Barra
E pra fechar:
– Frio Gostoso:
Na casa sou apaixonada pela Torta Baba de Moça – molhadinha, recheio na medida e cobertura com sabor de infância. Mas, na parte dos sorvetes fico com o de Morango, Ferrero Rocher e Doce de Leite. O destaque na foto vai para o de Ferrero Rocher super equilibrado e cremoso, com pedacinhos do bombom, trazendo um toque crocante ao sorvete.
– Fiocco di Neve:
Muito bom o gelato, feito por um autêntico italiano mestre gelateiro. Localizado no Shopping Paseo, mas infelizmente a gelateria fechou por conta da instabilidade econômica do país. Pena! =(
Tre Latte, Bacio de Dama (cacau e avelã), Chocolate com Menta e Café. Os quatro sabores aprovadíssimos, um mais gostoso que outro. E o gelato é cremosíssimo, e sabor natural mesmo, dá pra sentir em cada colherada que é artesanal e de alta qualidade.
E aí? Qual o seu sorvete favorito e em qual sorveteria?!
Comentários