Las Paletas más brasileñas …
Quando soube que iria abrir uma loja da Los Paleteros em Salvador, fiquei super curiosa em conhecer, já que eu tinha ouvido falar super bem dessas Paletas tipo Mexicanas. E numa tarde tranquila, logo após a inauguração (no último dia 13 desse mês), passei na unidade localizada na Barra e bati um papo super bacana com o sócio franqueado Diego Figueredo e a assessora Rafaela.
Pra quem não sabe as Paletas estão fazendo cada vez mais sucesso aqui, conquistando a cada dia os paladares dos soteropolitanos e do restante do Brasil, com sabores mais inusitados e misturas surpreendentes. E a Los Paleteros, como rede pioneira em franquias de paletas mexicanas pelo país, tem sabores para cada tipo de gosto e paladar.Fundada em Curitiba, em 2012, a marca se consolidou como case de sucesso em muito pouco tempo e com inspiração na gastronomia mexicana, teve rápida ascensão após o lançamento da primeira loja em Balneário Camboriú. Hoje, são 73 unidades em operação em vários estados no País, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
A essência da Los Paleteros e a forma como querem que seja percebida é baseada na alegria, cores divertidas, no bom humor, no frescor da natureza e na produção e venda das paletas cheias de amor, qualidade e isentas de conservantes e corantes químicos.E isso tudo foi percebido assim que cheguei à loja, por sinal enorme e muito aconchegante. Do atendimento quando adentrei até a hora de dizer: até breve! Do contato com o pessoal do Marketing na sede, até a assessoria local e chegando no proprietário da franquia. Sabe quando lhe dão importância e gostam de ouvir os clientes, sim – eles se importam de verdade e são super receptivos.
Então, embarque nesse bate papo pra lá de refrescante, saboroso e docinho…
SÓ VIM PELA SOBREMESA: A loja tem um conceito super clean, trazendo o frescor da natureza nessa parede de plantas e bem verdinhas. Isso já é um conceito da marca ou essa ideia foi pensada para a loja de Salvador?LOS PALETEROS SALVADOR: Esse é um conceito da Los Paleteros. Desde a primeira loja em 2012, a marca já tem esse conceito, até para associar a natureza com o produto vendido, bem natural.
SVPS: Qual a sua expectativa com relação ao mercado soteropolitano para a Los Paleteros e os clientes, já que ainda as paletas mexicanas ainda é um produto relativamente novo?!
LPS: A expectativa é muito boa para Salvador, não só para Salvador, mas para todo o Nordeste. Pela paleta ser um produto premium, Salvador ainda tava bastante carente nesse tipo de produto. E apesar de alguns já conhecerem a paleta mexicana, a nossa tem um conceito um pouco diferente, porque a gente não vende simplesmente a paleta, a gente traz toda uma experiência de compra, como o espaço diferenciado aqui na loja, como a arquitetura e decoração, você encontra um produto com uma qualidade muio grande, que o soteropolitano ainda não tá acostumado, como por exemplo: a paleta de doce de leite é feita com o doce de leite argentino, a paleta de kiwi é feita com a fruta vinda da Itália, o morango da de morango com leite condensado vem do Chile. Então, quando você prova a primeira vez, eu gosto de dizer que é paixão a primeira mordida. Na inauguração foi um boom aqui na loja, muita gente, foi muito bom.
SVPS: E essa questão de vocês trazerem ingredientes de outros países, apesar do produto se dizer paletas mexicanas, isso pode interferir negativamente na questão da credibilidade do produto?! Já que as paletas de vocês não são feitas no México, a marca não é mexicana.LPS: De jeito nenhum os clientes vão se decepcionar, porque a Los Paleteros apenas se inspira na cultura mexicana, somos 100% uma empresa brasileira. Quando o Gean e o Gilberto viajaram para o México, conheceram de fato a verdadeira paleta, que é um produto bem popular, artesanal, bem caseiro mesmo, e apenas aprimoram a receita tornando-a premium. Então, toda a história contada no site é verdadeira. Escolhemos as melhores matérias-primas do mundo para garantir a qualidade. Por exemplo: o doce de leite fizemos testes com marcas brasileiras, uruguaias, mas o que melhor se adaptou ao paladar foi o argentino, por não ficar enjoativo; ou seja, você consegue tomar a paleta do início até o final e ainda fica com gosto de quero mais.
Só para você ter uma ideia, lá na Argentina eles tem uma instituição que controla os produtores de doce de leite e o nosso doce de leite é do campeão de 2014. A gente procura então, o que tem de melhor para produzir as paletas.SVPS: Seguindo essa linha, a gente sabe que lá no México não existem as paletas com recheio e mil e um sabores, essa criação é mais brasileira. Qual seria então a estratégia para tornar esse produto genuinamente brasileiro, sendo que você acabou de dizer que os ingredientes principais, ou a sua maioria vem de fora do País? E para agregar a cultura brasileira, para garantir mais uma identidade brasileira?
LPS: Um bom exemplo disso foi no inverno do ano passo. Geralmente no inverno as vendas de sorvete cai, então as Los Paleteros pegou sobremesas que já estão no gosto dos brasileiros, como por exemplo a Romeu & Julieta, que é o requeijão com goiabada, e isso se transformou em paleta. Também trouxe a Trufa de Chocolate e, e assim com essas sobremesas em paleta chegaram para tirar da cabeça do consumidor que sorvete, picolé e paletas estão associadas ao calor, ao verão.
A gente sempre tenta trazer para as paletas o sabor, o gosto dos brasileiros, continuar inovando. Estamos inaugurando em breve, um laboratório em Moema, São Paulo, que é justamente para fazer essa pesquisa com os clientes, trazer os clientes mais perto da gente. Vamos fazer lá 06 ou 07 paletas e o cliente vai dizer qual ele gostou, como uma degustação às cegas, além disso daí ele também vai dizer qual o sabor que ele gostaria que se virasse uma paleta. E até fizemos essa brincadeira na Rádio Transamérica: ‘Se você fosse uma paleta, que sabor você seria?’ e essa brincadeira foi bem divertida, teve gente que falou jaca, tamarindo co leite condensado. E assim a gente busca essa informação do cliente, porque é quem faz a Los Paleteros crescer. SVPS: A loja abriu tem três dias, e como tem sido a aceitação? Porque é uma loja de rua, a gente não vê em Salvador uma Paleteria de rua e por que a Barra?! Beleza que é um bairro turístico, mas que eu pelo menos sempre que venho encontro dificuldade para estacionar, principalmente agora depois dessa reforma e tal. Como é que vocês vão driblas as dificuldades, para atrair mais o público?LPS: Na verdade essa loja daqui é uma loja conceito, a Los Paleteros queria chegar no Nordeste mostrando qual a estrutura dela, porque a experiência que o soteropolitano tem de consumo de uma paleteria é totalmente diferente do que o pessoal do Sul tem. Quisemos mostrar como é uma paleteria, o que é uma paleteria de verdade. Mas avaliamos outros bairros e até na região metropolitana e aqui na Barra, teve mais a ver com o conceito da marca. Apostamos bastante nessa nova Barra, com essa revitalização, com o pessoal caminhando, sem fluxo maior de veículos, então, temos senhoras caminhando, senhores passeando super tranquilo. Tudo contribuiu para nossa decisão ser aqui na Barra, mas sobre estacionamento, acredito que a Prefeitura vai olhar para essa questão e vai solucionar o quanto antes, providenciando estacionamento.
SVPS: Há um ano, mais ou menos, ou mais um pouco, vem chegando outras marcas de paleterias. Umas com produção aqui mesmo na região metropolitana. Como a Los Paleteros vai se posicionar e desviar dessa concorrência?LPS: A maneira mais fácil de falar sobre isso, mais correta na verdade, é em relação a qualidade….
SVPS: Mas eu dizer isso, não vale falar sobre qualidade porque todo mundo responde isso… rsrsrsrsLPS: Rsrsrsrsrsrs… a gente faz bastante pesquisa com relação as outras paleterias, e em todas as capitais, em todas as cidades que a gente tá presente, em todas a Los Paleteros despontou em primeiro lugar, incluindo nas pesquisas de revistas, tripadvisor…
SVPS: E me conte uma coisa Diego, com esse boom das paletas mexicanas, é uma tendência passageira ou veio pra ficar ?LPS: A paleta mexicana já vem a três verões, e continua. Então já caiu no gosto do público e a praticidade de saborear uma paleta com uma mão, sem precisar de colherzinha, também é um fator para que ela se firme e continue pra sempre no gosto dos brasileiros.
SVPS: E vocês já planejam expandir, abrir mais unidades em Salvador?!LPS: Sim, sim. Pretendemos abrir mais unidades aqui até o final do ano, e em Fortaleza também até o final do ano.
SVPS: Quais os sabores que você acha a caro do baiano? Ou está pra lançar ainda esse sabor?! Tipo.. Tapioca..
LPS: Tem um sabor que surpreendeu bastante aqui na loja, nesses três dias de abertura, que tá virando um sabor de sucesso que é o Jamaica, ele é feito de framboesa com chá de flor de hibiscus. A gente também que lançar sabores com frutas daqui, como umbu, cajá, siriguela e outros sabores. Sendo todos testados no laboratório, como já te falei. Mas pode esperar aí que está chegando novidade aqui pro Nordeste. SVPS: Pra fechar, dia 23 de setembro é o dia dos paleteros. Alguma ação para essa data especial?!LPS: Tem uma ação que fizemos ano passado, que é a doação de R$ 1,00 de cada paleta vendida no dia para uma instituição de caridade, queremos repetir este ano e aqui e podem esperar mais outras boas surpresas.
E aí se encantaram?! Mucho, né?!
São 25 sabores, sendo metade da tabela fixa e outros que são rodízio, devido a sazonalidade das frutas e de alguns outros produtos, a nossa estratégia é a cada estação ter sabores diferentes.O último lançamento foi a Paleta de Maracujá com Leite Condensado e mês que vem estão chegando novos sabores.
As paletas Los Paleteros tem 120g de puro criatividade, carinho, cor e sabor.Ah! A Los Paleteros fechou parceria com a Nespresso que tem opções de harmonização. (Uhhuuu!)
E mais: a marca conta ainda com três mascotes super fofos, o Emiliano – responsável por escolher os melhores ingredientes; o Alejandro – el chef paletero, ele é quem tem todas as receitas dessas delícias; e o Santiago – o paletero responsável por vender com muita simpatia.
Ah! Depois de provar a minha primeira paleta Los Paleteros, não resisti e voltei com um isoporzinho com 08 sabores diferentes. Isso mesmo, na compra de 08 sabores você ganha um isopor para transportar com segurança essas delícias heladas. Na loja provei: Cupuaçu e Jamaica. Pra saborear em casa: Brigadeiro de Panela, Romeu & Julieta, Manga com Pimenta, Goiaba, Doce de Leite, Torta de Limão, Morango com Leite Condensado, Maracujá com Leite Condensado.Todos aprovadíssimos, mas o de Torta de Limão, Doce de Leite, Romeu & Julieta, Morango com Leite Condensado, Jamaica e Maracujá com Leite Condensado foram meus queridinhos.
[A entrevista aconteceu no dia 16/03/2015]
Onde Encontrar: Av. Almirante Marquês de Leão, 351, Barra (ao lado do Groove bar)
Site: www.lospaleteros.com.br
Instagram: @lospaleteros
Facebook: Fanpage Oficial
Valores: R$ 7,00 a R$ 9,00
Horário de Funcionamento: das 10:00 as 21:00
Comentários