Papo Cervejeiro
Quem disse que cerveja não combina com sobremesas e doces?!
No último dia 13 (sábado) fui parar em uma das unidades da Mr Beer para bater um papo sobre as cervejas especiais, conhecer um pouquinho desse rico universo e como podemos harmonizá-las com quitutes adocicados. Sim, assim como vinhos, apreciar cerveja é super elegante e pode fazer boas harmonizações com petiscos, pratos principais e sobremesas, claro!. A loja Mr Beer em Salvador fica localizada no Shop. Paralela, mas a rede possui várias lojas espalhadas pelo Brasil (Clique aqui ), e tem suas gôndolas organizadas de acordo com as principais escolas cervejeiras: Alemã, Belga e Inglesa.
O que difere essas escolas uma das outras, são os tipos de ingredientes e os métodos escolhidos para o processo de produção da cerveja. Por exemplo: a Escola Alemã é uma escola mais tradicional, suas cervejas são menos alcoólicas, e possuem em torno de 5% a 6% de teor.
As Belgas são geralmente cervejas com fermentação espontânea, não sendo proposital a inserção do levedo. São mais raras e encontramos muitas opções para harmonizar com sobremesas – como as Lambics. Também encontramos as frutbiers, que combinam muito bem com doces e levam em sua composição o suco da fruta, normalmente: framboesa ou cereja. Essa escola se caracteriza por ter cervejas mais alcoólicas, com 9,7% e até 10% de teor alcoólico. Isso quer dizer que elas são mais difíceis de beber. Sendo avaliadas também pelo quesito drinkability*.
Já as cervejas da Escola Inglesa são mais lupuladas, por questão da geografia, sendo o lúpulo o conservante natural. Elas levam uma quantidade maior de lúpulo para conservação, e se caracterizam por ser mais secas, com aromas ou cítricos ou mais pra terra, com menos espuma. tendo um estilo bem diferenciado. Da inglesa, vem as cervejas americanas.
Hoje os EUA são responsáveis pela maior exportação de lúpulo do mundo, e suas cervejas, em sua maioria, possuem embalagens em lata, no qual evitam perdas de aroma e sabor, pois não tem incidência de luz. Mesmo sendo considerado o país produtor dos melhores lúpulos do mundo (Hop Valley), não quer dizer que fabricam as melhores cervejas do mundo. Essa classificação de ser a melhor cerveja do mundo só pode ser alcançada quando os diversos critérios avaliados para definição de um padrão de qualidade, são julgados em eventos, concursos e competições pelo mundo a fora.Atualmente, as cervejas que encontramos em mercados e bares (cervejas de larga escala) cada vez mais perdem qualidade, mesmo as importadas, pois para manter a política de preço “justo” (lê-se aqui preços baixos) e continuar assim com a clientela, as grandes empresas diminuem a quantidade de matéria prima pura, inserindo mais conservantes, aromatizantes e produtos químicos. Com essa queda na qualidade, cada vez mais o público vem buscando os rótulos de cervejas especiais, procurando apreciar a bebida, optando assim por mais qualidade ao invés de quantidade.
Dessa forma, a procura por lojas especializadas como a Mr Beer vem crescendo e ganhando espaço no mercado brasileiro. Pra completar essas cervejas (de larga escala) apresentam uns Off Flavors – defeitos – na fabricação, e um desses defeitos é a formação de aldeído – a morte do levedo (é natural esse processo) que necessita de um período para ser depurado, na fabricação de larga escala essa depuração não pode acontecer pois o tanque precisa ser esvaziado muito rápido, o levedo permanece ali e cria aquele fedor que fica no copo. Por isso o mkt das campanhas é: ‘beber estupidamente gelada’. Já as cervejas especiais não tem esse off flavor, ganhando ainda mais pontos com seus apreciadores.
Só Vim Pela Sobremesa: Qual a cerveja mais procurada pelos soteropolitanos aqui na Mr Beer?
Mr Beer: Por incrível que pareça a cerveja de trigo. Acreditamos que por ser mais leve, menos amarga e por ter aquele copo grandão pra beber. De fato, não sabemos porque os soteropolitanos preferem as de trigo, mas é a mais procurada aqui na loja.
SVPS: Quem mais vem a loja – os homens ou as mulheres também são fortes e fieis apreciadoras?!
MB: O maior público ainda é o masculino, sendo que o feminino em sua maioria vem a loja comprar para presentear seus maridos, namorados, pais e amigos. Até porque ainda não existe um conhecimento a fundo deste universo. Muitas pessoas dizem que não gostam de cerveja, mas não podemos dizer que não gostamos de todas as cervejas, justamente por não termos a noção da diversidade de sabores e estilos, mas ao começarmos a degustar e conhecer, certamente terá um momento que vamos nos encontrar nesse universo.
SVPS: Com esse crescimento de interesse das pessoas pelo mundo gastronômico, elas chegam aqui na loja procurando dicas de cerveja para combinar com seus pratos?!
MB: Nossa e muito. Muitas pessoas vem a loja já com a intenção de tentar harmonizar com seus pratos, seja para o almoço, jantar e sobremesas. E muitos chefs da capital baiana já recebem como desafio os rótulos da Mr Beer com o intuito de mesclar em suas receitas, procuram por cervejas marcantes e saborosas.
SVPS: E essa moda de cervejas artesanais/ faça você mesmo, como o seguimento encara isso?!
MB: É super bacana, é bem legal. Mas daí colocar este produto pra comercializar, requer cuidados que incluem seguir padrões de qualidade. E não quer dizer que não seja válido ou que não seja um processo complexo, ao contrário, tem produções que são super sofisticadas, mesmo sendo um produto artesanal.
SVPS: Então podemos dizer que beber cerveja, ou melhor apreciar cerveja é super requintado e elegante?!
MB: Muitíssimo sofisticado, assim como o vinho. É super refinado e temos um exemplar como a cerveja Deus – ela é belga e passa por dois períodos – um na Bélgica e outro na França. Tem uma apresentação belíssima parecendo uma garrafa de champagne e segue o mesmo processo de champenoise. É um brut, porém ao invés de uva utiliza-se cevada. Ela é para brindar e não harmonizar, ideal para celebrar bodas, formatura, eventos marcantes.
SVPS: Cervejas Especiais é uma moda ou veio para ficar?!MB: Não tem como ser moda, o segmento de cervejas especiais veio pra ficar, justamente por buscarem qualidade (consumidores). Hoje você tem mais acesso a informação, os brasileiros viajam mais e inserem nos seus roteiros turísticos os principais países que apreciam cervejas de qualidade. Também porque o Brasil vem ganhando destaque com Minas Gerais sendo considerada a Bélgica brasileira para o quesito cerveja, vem ganhando prêmios e medalhas na fabricação em qualidade de sua produção cervejeira. Logo os olhos estão voltados ainda mais para este segmento. A cerveja ganha espaço com os cursos de gastronomia, através dos chefs que procuram elaborar pratos que pedem uma bebida como a cerveja, seja na sua composição ou seja para harmonizar. E com isso as receitas ficam mais ricas quando acrescidas de cervejas especiais. A exemplo temos brigadeiros e sobremesas feitas ou harmonizadas com um cerveja estilo Porter.
SVPS: Quais as cervejas ideias para harmonizar com doces e sobremesas?!MB: Temos as frutbiers que levam em sua composição suco de fruta, são cervejas gostosas, mais fáceis de beber, principalmente em um clima frio. Mas não são cervejas que você vai beber sozinha e no máximo 1 ou 2 garrafas, sempre dividindo com mais alguém. Temos também as Lambics, Porters e Cervejas mais escuras. Temos os rótulos Bamberg e Dama – cervejas brasileiras premiadas que harmonizam com sobremesas, e apresentando notas de Café e Chocolate, não é porque ela é feita com esses ingredientes, mas o malte que vai sendo torrado e vai alcançando levemente essas notas. O malte vai do amarelo claro – palha – até completamente torrado. Daí vem as cervejas escuras, como a Porter.
E nesse bate papo tive a oportunidade de degustar a Merlin da República Tcheca, com aromas de café, chocolate e nozes. Teor alcoolico de 4,7% e sua coloração é bem escura. Levemente amarga, mas muito saborosa e encorpada. Classificada como Schwarzbier e está exposta no Museu da Cerveja em Praga. Todas as cervejas especiais tem em seu rótulo a temperatura ideal para se consumidas. O que fizemos com a Merlin, foi retirar do refrigerador e enquanto conversávamos ela “esquentava” um pouquinho. Para apreciar/ degustar uma cerveja desse estilo (escura, Porter, etc..) você pode harmonizar com algo extremamente doce que vai então contrastar com o sabor da cerveja ou pode harmonizar com algo mais amargo, como chocolate amargo, nesse caso vai pela semelhança e realce de sabor. Minha experiência de harmonização foi por semelhança, sendo a Merlin uma cerveja mais densa e levemente amarga degustei com um chocolate amargo com pedacinho de nozes. E a explosão de sabor é incrível, combinando perfeitamente, como se um precisasse do outro para que os sabores ficassem mais intensos, tanto do chocolate que mesmo sendo amargo tem um toque doce, quanto da cerveja. E quanto mais eu provava, mais eu queria essa combinação cerveja + chocolate. No primeiro momento senti o amargo, porque não estou acostumada a beber nada com lúpulo, aí cada vez em que eu ia provando a cerveja com um pedacinho de chocolate, percebia mais ainda as notas e os sabores cada vez mais despertava em minha boca . Não tem como não se apaixonar, e depois dessa degustação não posso dizer que não gosto de cerveja.SVPS: Cada cerveja tem um copo ou taça específica?!
MB: Sim, cada tipo de cerveja tem sua taça, para que encontremos em cada tipo as notas, aroma, e sabores esperados. Existe uma taça universal, tipo um iso, que pode ser bebida a maioria das cervejas. Com exceção da cerveja de trigo, que tem aquele copão, pois deve ser bebido de uma vez só, porque ela refermenta no copo, por isso ao servir deve mexer o restinho do fundo para que todos os componentes no copo. Se não ela altera.
SVPS: As cervejas de trigo podem ser harmonizadas com sobremesas?
MB: Não. Elas pedem coisas mais salgada, por conta da acidez, como batatas e linguiças. E temos que ter cuidado com a higienização dos copos, pois a formação da espuma é influenciada pelo copo, se este estiver lavado demais com detergente, acaba mantando a espuma. Isso deve ser observado, deve diluir 10% de sabão em 30 a 40% de água.
SVPS: Quem quiser começar a apreciar esse universo das cervejas especiais e já quiser tentar harmonizar em casa, qual o primeiro passo?
MB: Primeiro indicamos que quem quiser começar a saborear as cervejas especiais pode aparecer aqui na loja ou numa unidade Mr Beer mais próxima, nossos vendedores são altamente treinados, incluindo degustações como parte do trabalho para saberem orientar os clientes. Quem quiser começar em casa a harmonização com sobremesas, pode iniciar com frutas, chocolates de boa qualidade, tortas geladas, brigadeiros gourmet e por aí vai a criatividade. Cada vez mais você vai percebendo as notas, aromas e sabores a medida que você vai degustando.
Para quem ainda não tem familiaridade com o universo, você pode levar pra casa para saborear logo de cara com sobremesa uma das três abaixo:Outra série de cervejas que podem ser uma boa pedida são As velhas virgens – sequencia ideal para saborear. Primeiro a de trigo que pode ser apreciada com um aperitivo, depois passa para Ipa – ideal para acompanhar churrasco e queijos fortes, pois são amargas e lupuladíssimas e depois a mais escura Brownie, pra fechar com aquela sobremesa deliciosa.
O universo das Cervejas Especiais é riquíssimo e muito encantador, depois de uma tarde incrível com o pessoal da Mr Beer Salvador, saí suspirando da loja por ter experimentado sensações e aprendido muito. A loja conta com mais de 250 rótulos cheios de histórias, sabores, aromas, técnicas, culturas e muito mais.A Fuller’s Imperial Stout – Edição Limitada – é uma russian imperial stout feita em homenagem a Czarina Catarina II, no tempo do Império Russo, no século XVIII, concentrando o desejo dela.
Outra opção para acompanhar sobremesas e fácil de ser encontrada nos melhores cafés europeus é a Epic – é stout mas nao imperial, está nos cafés europeus. Quando você começa a entender o produto, você entende o porque da composição do preço. E percebe que aquele preço é justificável, pois vem de um outro país, tem história, cultura, qualidade, fora as questões de impostos para importação e etc. Mas também entende que uma cerveja especial não vai beber pra ficar alegre, e sim para desfrutar um momento, saborear algo de qualidade, enriquecer o paladar e deixar especial aquela refeição.Esse bate papo foi para aguçar a curiosidade de vocês para o universo das cervejas especiais e também mostrar as infinitas possibilidades que o mundo dos doces e sobremesas pode nos proporcionar. O papo não acabou por aqui, conversamos ainda sobre as harmonizações com pratos salgados, degustei uma cerveja da Escola Inglesa, super diferente, mais leve e refrescante – a Flying Monkey Stereovision – com notas cítricas, muito saborosa e perfeita para saborear com um salaminho com limãozinho.
Bom, ficamos por aqui com o Papo de Cervejeiro e agradeço de coração a Marilda Guimarães – proprietária da loja de Salvador – por me receber em sua loja e compartilhar comigo seus conhecimentos cervejeiros. Agradeço toda equipe Mr Beer Salvador pela tarde agradável e rica.* Drinkability é o termo que é usado no meio para caracterizar as cervejas das que são fáceis ou difíceis de beber, de acordo com a quantidade de álcool. Sendo avaliadas de 1 a 10. Quanto mais difícil de beber ela terá drinkability 01, quanto mais fácil terá drinkability 10.
Onde Encontrar: Mr Beer Cervejas – Shopping Paralela
Instagram: @mrbeersalvador
Comentários