Para assistir: Blue Jasmine
16Tem gente não gosta, mas eu particularmente sou apaixonada pelos filmes de Woddy Allen e fiquei encantada com o filme Blue Jasmine.
Posso nem saber do que se trata, mas se é um filme dirigido pelo Sr. Allen eu irei assistir, e é muito difícil eu não gostar de um filme dele. Não lembro qual foi o filme em que ele dirigiu e eu não gostei. Para completar: se tem Cate Blanchett no elenco, também vou amar. Todo filme estrelado por ela ou em que essa diva esteja atuando eu vou amar, também.
Aí já viu né? Woody Allen + Cate Blanchett = morri de amores.E foi nessa vibe que fui ao cinema – sala vip do UCI. Sim, porque merecia né? Um grande elenco, com uma grande direção, tinha que ser especial.
“Mas, Lílian minha filha, porque demorou tanto para escrever sobre ele?!” Sim, o filme chegou aqui em 2013/2014, mas eu tava em busca de uma sobremesa que me remetesse à ele, que me fizesse lembrar de uma passagem do filme, que tivesse alguma ligação emocional com o filme, porque este em especial é muito emocional, muito psicológico.Tem um ‘Q’ de complexidade, mas sem perder a leveza e a delicadeza que Woody Allen expressa em seus dramas, aquele humor neurótico característico, mas com o foco no drama. Acredito que Cate tenha sido o principal sucesso do filme, pela força e impecável interpretação na produção. Algumas falhas no roteiro quase deixam a desejar, mas com ela interpretando Jasmine ficamos tão encantados e hipnotizados que deixamos passar.
Bom, a película conta a trama de Jasmine (Cate Blunchett), uma socialyte beirando seus 40 e poucos anos que tem a vida colocada de ponta à cabeça quando seu marido Hal (Alec Baldwin), além de trai-la, é preso e tem seus bens todos confiscados. Ela se vê obrigada a mudar para casa da irmã, Ginger (Sally Hawkins), em São Francisco. Morando de favor, numa casa muito mais simples do que ela estava acostuma, entre uma crise depressiva e sem acreditar na sua atual situação, ela tenta recomeçar. Em um estado melancólico e deprimido (já identificado pelo título da obra “Blue Jasmine” – estado de espírito no qual se encontra a protagonista; e também remetendo seus olhos azuis como o céu).O drama ganha ainda mais charme, entre a loucura da protagonista, suas atitudes fúteis e seus momentos de lucidez e a trilha sonora com Blue Moon, que toca diversas vezes no decorrer do longa. Seja para marcar momentos dramáticos e intensos, seja nos momentos bons da personagem principal.
Blue Jasmine conta ainda, não só com o show de interpretação de Cate, mas uma banho de fotografia, as tomadas nos ambientes simples e quando Jasmine lembrava do seu recente e luxuoso passado. Flash backs dinâmicos, um fluxo de narrativa continua e interessante. Também temos uma atuação excelente de Hawkins.Mas, quando Jasmine fala em um trecho do filme que lembrou de uma das suas viagens à Toscana, na Itália, em que saboreou um bolo de chocolate com um vinho tinto.; ascendeu uma luz e me lembrei da maravilhosa combinação da Torta Mousse de Chocolate com uma taça de Cabernet Sauvignon que me deliciei na Forneria Pasta em Casa.
E mais: o final, surpreendente. Um pouco inesperado, mas único.
Assistam na companhia de um bolo de chocolate e uma boa taça de tinto.
Forneria Pasta em Casa: Rua Profª Almerinda Dultra – Rio Vermelho
Instagram: @pastaemcasa
Ficha Técnica
Título: Blue Jasmine
Ano: 2013
Duração: 1h 38 min
Direção: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, mais.
Gênero: Comédia dramática
País: EUA
[Foto destaque: Reprodução]
Comentários