Para assistir: Chef
A dica da semana para uma boa sessão de cinema: CHEF (El Jefe)
Dirigido e estrelado por Jon Favreau, além de Sofia Vergara, Oliver Platt e Scarlett Johansson; com participação de Dustin Hoffman e Robert Downey Jr.; o filme nos traz a história de um Chef de Cozinha de um restaurante badalado de Los Angeles que após a critica de um foodblogger acaba sendo demitido. O primeiro plot point acontece com uma briga entre o Chef e o Crítico no qual trocam ofensas pelo Twitter e as menagens se tornam um viral.
O segundo ponto de virada acontece quando, com a ajuda de sua ex-mulher e do seu filho de apenas 10 anos (super antenado nas redes sociais) ele embarca numa viagem em busca de uma nova maneira para atuar no mundo gastronômico, tentado dar a volta por cima da situação desagradável em que estava vivendo.
A narrativa com o toque ideal de comédia, traz uma trilha sonora leve, divertida e sensual da música cubana que é executada com perfeição sendo pautada de acordo com as cidades que os personagens vão passando e se hospedando; do inicio ao fim a abordagem de alguns pratos típicos e a contextualização destes são abordados pelo Chef e fazem a gente salivar na sala de cinema com as cenas de food porn, sem falar na sonoplastia de um sanduíche bem tostadinho e crocante, levando à nossa mente imaginar o sabor e praticamente senti-lo em nossa boca. As cidades que percorrem são caracterizadas por um prato típico que faz delas um ponto turístico, servem como dica e inspiração para futuras viagens como por exemplo em New Orleans no Café du Monde e suas beignets (massinhas fritas polvilhadas de açúcar – é doce!) ou os churrascos de carne de porco do Texas. O filme mostra o quanto o segmento gastronômico vem mudando e se reinventado, passando a nos mostrar um meio divertido, leve, democrático e sensível. Onde um grande chef pode sim preparar deliciosos e ‘simples’ sanduíches cubanos, sem perder o toque “gourmet” e a sofisticação.
Indo mais além, o filme traz a mais nova onda que não diria passageira dos food trucks- comidas de rua em trailers – fenômeno que começou nos EUA e se expandiu com a ajuda das redes sociais – facebook e twitter – e vem ganhando cada vez mais a graça de brasileiros, mais precisamente os paulistas que já aderiram as Feirinhas Gastronômicas espalhadas em vários pontos da capital.
Também, é claro o tema de quanto um foodblog pode contribuir para o sucesso (ou não) de um Chef e um estabelecimento, já que acaba influenciando na opinião de milhares de leitores e seguidores. O cuidado com as palavras e como a informação deve ser passada na internet, pois mesmo tendo ou não formação na área da gastronomia, a sensibilidade deve ser o primeiro fator de uma lista de tantos que um foodblogger deve se atentar, já que na internet a interpretação fica muito ampla, ficando difícil perceber quanto se está ou não brincando.
Apesar dos clichês norte-americanos em ‘comédias-românicas’ e das críticas cinematográficas um tanto quanto “cruéis” em chamar o filme de sessão da tarde, CHEF não é apenas para àqueles que são diretamente ligados a gastronomia, mas para todos àqueles que buscam sair de sua zona de conforto e arriscar crescer profissionalmente de um jeito diferente. É um filme para pais e seus filhos que têm uma relação distante e busca com gestos simples estreitar esta. Ou para aqueles que querem rir e ter uma experiência cinematográfica leve, saborosa e divertida.Para o Chicago Sun-Times: “‘Chef’, uma afável e carinhosa celebração à comida, à amizade e ao amor familiar.”
Comentários