Paris, je t’aime…
Eu não escondo de ninguém que amo Paris, sim amo meu Brasil, amo o Rio, amo minha cidade – Salvador.
Mas Paris, aaah Paris…do idioma doce e elegante, da cidade linda, vintage e charmosa e da gastronomia ..uh la lá.
E ainda bem que aqui em Salvador tem um pedacinho que nos permite a sensação de estar em Paris, em sabor e em ambientação.
O L’Entrecôte de Paris traz o ar da Cidade Luz na década de 20, período em que escritores, músicos, pintores, bailarinas – convergiram num movimento que fez história e levou irreverência e estímulo para a Cidade. Me fez lembrar o filme: Meia Noite em Paris, direção: Woody Allen. Época de prosperidade e liberdade, em que as mulheres se livraram dos espartilhos e se permitiam mostrar as pernas, o colo e usar maquiagens.
O estilo art-decó trouxe a arte construtivista e foi a Era das inovações tecnológicas, da eletricidade, modernização das fábricas, do rádio e início do cinema falado.
Com sua decoração, trilha sonora e cardápio o L’Entrecôte de Paris me conquistou que apesar de ser um restaurante de um prato principal só – l’entrecôte: corte de carne com batatas fritas e molho secreto-, e couvert, tábua de queijos e a uma Salada Saison; possui uma carta com várias sobremesas. São em torno de 13 sobremesas com preços variando de R$ 10,00 a 16,00, e infelizmente não deu para saborear todas de umas vez só. Mas isso é só um pretexto para que eu possa voltar e poder viajar a Paris pelo menos mais 12 vezes e sem sair de Salvador. E a escolhida de hoje foi Profiteroles com Sorvete de Creme e Calda de Nutella – pra quem não conhece, os profiteroles são feito a base da massa choux a mesma das Carolinas e dos Éclairs (Bombas), conhecida também como pâte à choux e foi criada no século XVI pelo confeiteiro da corte de Catarina de Médici.Sua base feita de “uma mistura de água, manteiga e farinha, que é cozida e acrescida de ovos ainda morna, a massa choux quando assada ganha uma crosta fina, um interior oco e uma aparência de inflada [o alto teor de umidade da massa evapora no cozimento, e esse vapor é responsável pelo crescimento da massa e pelo oco característico]” (trecho retirado do site: A Cozinha Coletiva).
Conhecimentos a parte, vamos a parte gostosa do blog: o que achei sobre os Profiteroles do L’Entrecôte de Paris, pois é tão importante quanto, né?!
Percebi a massa mais macia, mas não menos crocante, logo arrisco dizer que foi feita a receita original e não com a substituição de água por leite. (posso está sujeita a erros, mas quem não arrisca não petisca. rsrsrsrsrs)Sim, macia por dentro e crocante por fora e bem recheada com sorvete de creme que por sinal achei o sorvete menos gorduroso do que normalmente é, e eu gostei!
A Calda de Nutella dá um toque final e especial, no qual o sabor da avelã dá a sofisticação e super cara de Paris e o chocolate dá o toque arrematador e acolhedor, que em conjunto a Calda me fez não querer parar de comer.
Como sempre digo o que é bom a gente divide e compartilha, eis que foi exatamente o que fiz, pois essa sobremesa vem em uma porção ideal para ser dividida com pessoas especiais, principalmente com o amor e ainda melhor se for na data de aniversário de namoro.
Se preparem porque Paris fica logo ali e vocês vão viajar junto comigo nas próximas visitas ao Restaurante.
(Outra dica de filme com tema Paris, é de mesmo nome do título dessa postagem: ‘Paris, Je t’aime’ – mas quero falar dele numa outra oportunidade! =D)
Onde Encontrar: L’Entrecôte de Paris – Rua Conselheiro Pedro Luiz, 117.
Filiais: Brasília/ São Paulo/ São José do Rio Preto/ Rio de Janeiro/ Miami
Site: Página Oficial
Instagram: @lentrecotedeparis_salvador
Valor: Profiteroles com Sorvete de Creme e Calda de Nutella – R$ 16,00
Comentários