Restaurantes Italianos em Salvador
Resolvi compartilhar os meus Restaurantes Italianos em Salvador que são uns queridos para mim. Não conheço um ser humano que não goste de comida italiana. Sei lá o que esse tempero tem que só de sentir o cheiro, as texturas e os sabores: suspiro de amores.
– Alfredo di Roma
Única unidade no Brasil, a franquia do restaurante de Seu Alfredo di Lélio – criador do “L’Originali Alfredo”, pra mim O melhor Fettuccine Alfredo, e um dos melhores gnocchi verde que comi na vida. O couvert é sensacional, além de um ambiente super elegante, intimista e o atendimento é maravilhoso. Toda equipe Alfredo é atenciosa e gentil.[As Comidinhas do Alfredo você pode conferir AQUI]
Não é a toa que são 24 anos de muita massa boa na capital baiana, sucesso mais que comprovado, aprovado e respeitado. Neste ano de 2017, a marca passou por uma repaginação, assim como o menu onde novos pratos entraram já fazendo sucesso entre os clientes. As sobremesas são tão destaques quanto os pratos principais, é aquele tipo de restaurante que você não pode pular nenhuma etapa, se não comete um pecado. Da entrada ao cafezinho, tudo é encantamento. Vida longa ao Alfredo.[e mais Comidinhas AQUI]
>> Av. Oceanica, 1545 – Ondina.
– Pasta em Casa
São 05 anos de muita alegria, o Pasta já é figurinha repetida aqui porque é muito amor. Acompanho como cliente a trajetória de Celso, Valeska e toda equipe do Pasta, desde o início. Quando ainda era pequenino e ganhou proporções incríveis.
Hoje, o Pasta é a minha casa, me sinto parte de toda à sua história, de cada pedacinho daquela que era a casinha numa garagem e hoje é uma fortaleza no Rio Vermelho, com o restaurante (o Pasta em Casa), a Merceria, a Forneria e a Padoca do Pasta.
Em um clima todo moderno, urbano e com toques vintages, o ambiente deixa a gente ser a gente mesmo, como em casa. Toda equipe é gentil, alegre e divertida. O menu com ingredientes descontraídos e descomplicados, e super jovial; transformando a nossa experiência única.
Não sei me decidir qual o melhor prato da casa, de verdade: tudo que provei fui feliz; mas meu coração bate fortemente pelo Ravioli Verde de Mussarela de Búfala e Molho de Tomate (cura até ressaca!), já na Forneria amo muito a Pizzeta de Burrata, na Mercearia os Pães são meu xodó pra levar pra casa (pausa, que Pão de Calabresa surreal).
Os drinks são deliciosos, e na cidade é um dos poucos lugares que aprecio um bom drink. E claro, não posso me esquecer do cardápio de sobremesas: TODAS, TO-DAS, TOOOODAS, sim eu falei T-O-D-A-S são maravilhosas, e de fato não sei escolher a melhor.
>> Rua Proª Almerinda Dutra, 67 – Rio Vermelho.
– Osteria dell Agazzi
Uma vez li um em um site (não me pergunte qual porquê não lembro, de verdade) uma lista de restaurantes anti-sociais de Salvador, e o Osteria estava nesta lista. Meus caros, sinto-lhes informar, mas o Osteria é tudo menos anti-social. O fato de ficar numa rua bem interna do bairro da Federação, funcionar na parte inferior de uma casa, ser bem intimista, reservado e com poucas mesas, não confere a este grandioso restaurante o título de anti-social.
(sim, quando você descobre os sabores dele, ele se torna tão imponente, tão grandioso e ao mesmo tempo tão delicado e precioso, que juro pra vocês: eu surtei!).
Na minha visita, pedi um couvert e jurava que seria um couvert bacaninha, mas quando chegou aquele couvert ganhou tanta proporção que quase não coube na mesa para duas pessoas.
Sem falar nos pratos principais, tão sublimes e tão ricos em cores, aromas, texturas e sabores. Que eu revirava os olhinhos de tão gostosos.
Os pratos frescos, saborosos e um menu de encher os olhos e a boca. E as sobremesas?! Uma riqueza que só.
Um lugar que ganhou meu coração.
>> Rua Antonio Passos, 128 – Federação
– Di Liana
Fundado em 1981, por Liliana e Wilfrido Allegro, em uma chácara linda e cheia de verde em Lauro de Freitas. Ambos vindos de Veneza, na Itália. Se mudaram para a terra do dendê devido à uma proposta de trabalho de Seu Wilfrido, já casados, tiveram seus filhos e fincaram suas raízes por aqui. Depois de muitos anos, D. Liliana, após o falecimento de seu marido, resolveu se mudar para Salvador e transferiu o restaurante para o bairro de Ondina.
Há 37 anos, o DiLiana é conhecido e respeitado pelos soteropolitanos, por ser um italianinho autêntico, com suas receitas vindas do norte da Itália, e por produzirem diariamente seus pães e massas artesanalmente.
Na casa, sou apaixonada pelo Budino de Coco com Cobertura de Chocolate – lembra um manjar, mas mais molinho, cremoso e a calda de chocolate é deliciosa.
>> Rua Macapá, 314 – Ondina
– La Pasta Gialla
Em uma ambientação aconchegante como a Toscana, a cozinha requintada do Chef Sergio Arno, traz pratos finos e com muita personalidade e uma carta de vinhos invejável.
As massas são frescas, artesanais e deliciosas, o ambiente é bem intimista e o atendimento é incrível, mas por incrível que pareça eu suspiro pela Salada Verde com Presunto Cru, Bruschetinhas de Queijo Brie e Ficos com Vinagrete de Amora, acompanhada de uma taça de Chardonnay (da vinícola Emiliana, lá do Chile).
De sobremesa, sou apaixonada pela PannaCotta de Limão Siciliano e Calda de Frutas Vermelhas (que deveria voltar para o menu), e agora tenho um mais novo queridinho: o Tiramisù. Um verdadeiro desbunde!
>> Rua São Paulo, 488 – Pituba.
Comentários