Sobremesas Restaurant Week 5a edição – 2014
Nesse ano de 2014 Salvador teve duas edições do Restaurant Week, festival gastronômico presente em 15 cidades brasileiras, que reúne grandes restaurantes com a proposta de ofertar aos apreciadores de uma boa gastronomia um menu completo (entrada+prato principal+sobremesa) às preços democráticos e fixos. Nessa segunda edição pude apreciar algumas opções, de uma linha mais regional passando por cardápios mais contemporâneos. Saboreei dos mais simples aos mais elaborados menus.
Com o #MenudasMeninas conferi e indiquei algumas dessas doces delícias – assista, e se gostar compartilhe, ok?! 😉
Confira mais detalhes sobre as sobremesas aprovadas pelo Só Vim Pela Sobremesa:
1- Carro de Boi (Casa):
Localizado na Boca do Rio, este restaurante regional me conquistou com sua Ambrosia (Leia aqui), e este sucesso não poderia estar de fora do festival gastronômico mais badalado da capital baiana. Fazendo parte de um dos menus de almoço para o RW, esse doce com gostinho de casa de Vó, além de muito sabor e boas recordações, combinou perfeitamente com as opções de entrada e prato principal.
A segunda opção de sobremesa foi Cartola à Roberto. Sobremesa considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, tem sua origem nas casas de engenho do estado e resulta no casamento incrível do doce com o salgado, sua receita leva banana da terra frita, queijo manteiga, açúcar e canela, como eu disse no vídeo, muito rica em sabor (e em cultura). Levou esse acréscimo “à Roberto” em homenagem a um cliente assíduo da casa que contribuiu para que essa delícia entrasse para o cardápio RW. 2- 496 Grill e Bar:Essa dica vai para aqueles que além de apreciar uma comida boa, gosta também de apreciar uma vista incrível da Baía de Todos os Santos. O restaurante trouxe um cardápio elegante, mas sem complicações. E as sobremesas destaque foram: o Sorvete de Creme com Geleia Caseira de Morango com Farofinha de Paçoca (uma das opções de almoço do Restaurant Week) – por sinal essa geleia estava sensacional, levemente azedinha, numa consistência ímpar, completando e ressaltando o sabor do doce do sorvete e da paçoca.
O outro destaque foi para o Alfajor de Creme de Avelã com Sorvete de Creme – uma das opções de menu para o jantar – diferente da tradicional receita de alfajor em que o biscoito é mais maçudinho, esse aqui estava crocante e não menos gostoso. Delicioso e me conquistou na primeira mordida. O creme de avelã estava excelente e poder comer de mão e molhando no sorvete, tornou essa experiência única e deliciosa (literalmente)! 3- Ferreiro Café:O Ferreiro Café é um restaurante de tradição, faz parte da rede pernambucana Grupo Dias juntamente com o mais antigo restaurante em funcionamento no Brasil, o Leite Restaurante fundado em 1882. Em Salvador, o Ferreiro Café localizado na ala gourmet do Salvador Shopping, traz um cardápio contemporâneo, sem esquecer suas raízes. E foi nesse clima de história, tradição e muito sabor que pudemos saborear as doces delícias que compõem o menu de jantar para o Restaurant Week.
Pasteizinhos Doce de Pera, Maçã e Queijo do Reino com Sorvete de Pistache – amo sorvete de pistache e este estava maravilhosamente acompanhado dos pasteizinhos de massa doce (sim!!!!) surpreendentemente bons com o queijo do reino e a pera e a maçã. Doce na medida, combinação ousada, diferente e que super deu certo.
Não poderia ter sido diferente com o Pudim de Café, pois já tinha ouvido falar nessa delícia e o quão surpreendente era. Eu só fiz comprovar essa teoria. O sabor é marcante e presente de café, mas doce e delicado. A textura estava excelente, firme e refinado, e se derretia na boca. Entrou para a lista dos meus favoritos. 4- Figli:O restaurante italiano funciona na varanda de um dos mais tradicionais e elegantes restaurantes italianos de Salvador (Alfredo di Roma). Com ambientação despojada e mais informal e com menu comfort food, o Figli arrebatou nosso paladar. Claro que com as sobremesas não foi diferente. Com apenas o menu de jantar, a casa trouxe duas figuras conhecidas, mas deliciosas para embalar e adoçar a noite.
Profiteroles – recheados com sorvete de creme, calda de chocolate e praliné. Eu nem preciso falar o quanto estava sensacional. A massa patê choux, ou mais conhecida como massa choux, a mesma de bomba (éclair) e de carolinas é uma das mais usadas na confeitaria francesa e tem uma característica de ser leve e versátil. Depois de cozida ela deve ter uma crosta fina e seu interior deve ser oco, assim facilita na hora de rechear.
E estava exatamente como tem de ser, leve e saborosa. Sequinho e muito, mas muito recheado. A calda densa e marcante de chocolate combinou com a doçura do sorvete e o praliné de castanha agregou uma textura crocante, a maciez da massa e a cremosidade do sorvete, com o líquido espesso da calda.O Brownie com Sorvete de Creme e Calda de Chocolate, não ficou para traz. Estava exatamente do jeito que amo – casquinha levemente crocante com o interior macio. Estava denso, intenso e com sabor terroso de chocolate. Uma delícia e foi super elogiado, não só por mim, mas pelo Onde Comer em Salvador, Bonecas no Boteco e toda equipe do #MenudasMeninas.
5- Utopia Restôbar:A casa mais famosa e conhecida pelas roskas ousadas, diferentes e maravilhosas. Também está presente nessa 5ª edição do Salvador Restaurant Week. Também com um menu de jantar, super moderno e saboroso (o risotto e a costelinha estão ímpar em sabor!), ganhou destaque não apenas com os drinks, mas com as sobremesas.
Um Naked Churros de tirar o fôlego – discos de churros em camadas alternadas com doce de leite, polvilhado com açúcar de confeiteiro e frutas (morango e jabuticaba – finos, elegantes e suuuper delicia), é uma sobremesa que o Utopia deveria investir para entrar no menu tradicional e diário da casa.
Já o Pudim Neblina – o tradicional pudim de leite condensado ganhou charme com uma neblina feita de algodão doce e cobertura de caramelo. No dia estava em falta quando fui provar, mas já soube que estava muito bom. Bem docinho e pra quem é formiguinha como eu, huuumm… Mas pra não deixar de provar, fui de Grand Gateau de Chocolate com Picolé de Chocolate, Morangos Picados e Castanha do Brasil (ou Pará) picadinha. Estava bem bom. 6- Pereira Restaurante (Barra):O Pereira, não entrou no #MenudasMeninas – foi uma opção de almoço que fui por conta, na companhia do meu namorado e duas amigas. Apesar de um menu simples, não deixou a desejar. O destaque mesmo foi para a Mousse de Chocolate com Banana da Terra assada e Farofinha de Castanha de Cajú. A textura da mousse estava impecável, bem cremosa, mas consistente. O sabor estava doce mas intenso de chocolate. Bem gostosinha mesmo.
7- Carro de Boi (Salvador Shopping):Fui convidada para saborear o menu de jantar da unidade do Shop. Salvador do Carro de Boi, menu super diferente da proposta da unidade casa, mas sem perder suas características de comidinha regional, de interior, rica em tempero, cultura e sabor.
Lá também estão ofertando como sobremesa a Ambrosia. Mas preferi provar a Mousse de Cupuaçu, pois achei super diferente essa opção. E já conto-lhes meus amigos, é deliciosa. Leve, docinha e espumada, o sabor do cupuaçu super presente e forte. Mas, sabor de regionalidade. Gostei bastante.
8- La Pasta Gialla:O italiano com toque da Toscana, em que Sérgio Arno criou como espaço descontraído, oferecendo uma excelente gastronomia com massas artesanais e com muito sabor. O destaque do menu de jantar para o RW foi a sobremesa Panna Cotta de Goiabada com Calda de Queijo Cremoso. Textura incrível e sabor fantástico.
Para quem ainda não provou nenhum dos menus – almoço ou jantar – dos restaurantes participantes dessa edição do Restaurant Week, dá tempo reservar uma mesa e viver uma experiência legal e agradável.O preço do menu de Almoço sai por R$ 37,90 + 1,00 de doação para o Martagão Gesteira; e o menu de jantar R$ 49,90 + 1,00 de doação para a mesma Instituição. Esses valores são praticados em todos os restaurantes participantes.
O Salvador Restaurant Week vai até dia 02/11 (domingo).
Para maiores informações, acesse: www.restaurantweek.com.br
Comentários