Sonhos de Padaria
Primo da Bola de Berlim (Berliner) – uma receita originalmente alemã, os Sonhos de Padaria é um pão doce em forma de bolinha, e recebe um recheio bem cremoso. Sua comercialização no Brasil se deu no início do séc. XX, nas padarias de São Paulo, devido às sobras de massa.
Pense numa massa fofinha, levemente aerada, frita e passada no açúcar. Antigamente era apenas recheado com creme de confeiteiro, bem amarelinho e um dos meus preferidos. Em seguida, ganhou várias versões de recheio: goiabada, doce de leite, outras geleia de frutas… e por aí vai a criatividade: Nutella, Creme de Amêndoas, Brigadeiro…
Já na Itália são conhecidos como Krapfen, no norte, ou Bomba e Bombolone no centro e sul do País. Mas, chega de conversa, o papo histórico tá bom, mas o gostoso mesmo é saborear essa belezinha.
E pensando nisso, separei alguns lugares em Salvador e Região Metropolitana:
Padaria Bola Verde |02 de Julho
– Desde 1953, a Panificadora Bola Verde LTDA, localizada no 2 de Julho desde sempre, mantém o sabor e a qualidade de seus pães e sonhos há 65 anos. E de tanto ouvir falar na perfeição em sabor, fui comprovar.
Pra começar meu passeio, deixei o carro ali perto do Relógio de São Pedro e fui andando, atravessando as ruelas cheias de camelô: bolsas, roupas, ervas, temperos e frutas e fui parar na Rua do Cabeça.
Uma viela com frigorífico, armarinho, o famoso Restaurante Caxixi – conhecido pelo melhor malassado da capital desde mil novecentos e bolotinhas, e que por sinal o aroma da carne sendo frita deixou toda rua com um perfume inebriante (e eu não como carne vermelha, mas o cheiro nossa senhora, amo!)
E então, logo ao lado e bem em frente à rua do Sodré – rua que viveu e morreu o Poeta Castro Alves, surge plena e com fachada verdinha: a tão ansiosamente aguardada Padaria Bola Verde.
Não tão grande, e com minúsculo corredor, fui ao balcão, pedi meu Sonho (de Goiabada) e saí correndo com meu pacotinho pardo: tentei me segurar enquanto fazia as fotos (precisava garantir o registro), mas a boca começou a salivar e não consegui segurar, abocanhei com vontade. E ouvi sininhos, anjos e aleluias.
MARAVILHOSO – que massa incrível, derrete na boca, e é sequinho, mas macio e caprichosamente recheado. Sem falar no tamanho: enorme é pouco, é um verdadeiro desbunde. Pra mim, depois do de minha vó, esse é o melhor (e já apareceu por aqui!)
Padaria Piedade | Piedade (em frente ao Colégio Central)
A Padaria Piedade tem um ‘Q’ de afetividade em minha família, com o sabor do pão de milho ainda vivo na memória de meu pai, porque meu avô sempre o comprava para o café quando meu pai e meus tios rapazinhos estudavam no Central, ali em frente.
Foi por causa dessa lembrança, que meu pai e minha mãe (formiga mor e ultra crítica), foram atrás também do Sonho de Goiabada (porque é o nosso preferido).
“Minha filha, igual ao do Bola Verde: macio, derrete na boca; mas só é um pouco menor. Você com certeza ia amar, porque eu adorei.” – palavras de minha mãe e colaboradora dessa pauta, D. Lívia (continuou a pauta, enquanto eu viajava.)
Gilzan Delicatessen | Mussurunga
Não se espante ao ler Mussurunga, eu rodo mesmo a minha cidade, e frequento o bairro de 3 em 3 meses por causa da minha cabeleireira. E gosto muito da parte comercial de lá, numa dessas minhas idas, estava morrendo de fome, e acompanhada de meu pai, resolvemos parar na Gilzan – já conhecida por nós lá de casa, porque tem uma em cada bairro da cidade e como padaria de bairro nós adoramos.
Eis que na hora da nossa chegada, tinha acabado de sair da produção da cozinha: Coxinha, Quibe e Sonhos – todos bem quentinhos e fresquinhos, e pense na minha cara de felicidade?!
O Sonho da Gilzan, tem a massa mais firme e elástica, mas incrivelmente saborosa e de doçura super equilibrada, recheio então: é com eles mesmo.
Pão e Mais | Pituba (Paulo VI)
Este não é tão grande como os de cima, mas é bem caprichado no recheio e a massa é deliciosa: sabe aquela textura massudinha, porém leve e macia?! Você acredita que não vai gostar, mas a primeira mordida é avassaladora? Pois bem, este é o Sonho da Pão e Mais – surpreendentemente delicioso.
Doce Pão | Brotas
A Doce Pão já tinha me conquistado com um Bolo de Tapioca com Leite Condensado, que visualmente é tipicamente bolo de padaria simples de bairro, mas que no paladar lembra demais aqueles tempos que íamos andando na padaria de manhã cedinho, tomávamos aquele cafezinho no copinho e um pão fresquinho na chapa, ali no balcão mesmo. (cada vez menos vejo as pessoas fazerem isso, e me entristece. A simplicidade de um hábito, me reconfortava).
E não poderia ter sido diferente com o Sonho, a simplicidade com muita afetividade, e uma riqueza ímpar de sabor e textura em uma bolota frita com recheio de goiabada, explodiu na minha boca e preencheu minha alma.
Clássica Delicatessen | Imbuí
Guardo até hoje o sabor desse Sonho na memória do meu paladar, minha avó morava ao lado de uma das unidades dessa delicatessen, e sempre quando criança junto com minhas primas, lanchavamos a versão mini dele, nos sabores doce de leite e claro: goiabada. Sempre fresquinhos e quentinhos. Macios e fofinhos.
Santo Pão | Pituba (Paulo VI)
Quando eu vi Sonho de Creme de Confeiteiro, pense numa alegria, dei pulinhos de alegria. Nossa, como é raro encontrar esse quitute com creminho deli. Depois do sabor de Goiabada, o de Creme é minha outra paixão. Com doçura delicada, combina demais com a massa leve e equilibrada.
Uma das minhas paixões na Santo Pão, junto com a Torta Mil Folhas, também de creme de confeiteiro e fava de baunilha, a Queijadinha, a Broa, o Pain au Chocolat, o Croissant…. Já viu né?
La Fiera Gastronomia | Lauro de Freitas
Uma descoberta incrível: Sonho de Nutella – siiiiim, creia nisso. E mesmo minhas paixões serem: Goiabada e Creme, nessa ordem; o sabor de Nutella do La Fiera me surpreendeu muito e super combinou com a massinha. Não provei o tamanho normal, feito para venda na padaria; mas sim, no buffet de café da manhã e estavam deliciosos.
Paris Panificadora & Mercadinho | Barroquinha
Na Ladeira da Praça, ali na Barroquinha, funciona a Padaria Paris – que também é mercadinho. Tão antiga quanto a Panificadora Bola Verde, que nem a funcionária do caixa que trabalha há anos, não sabe ao certo quantos anos de existem o estabelecimento tem.
“Ô fia, o que eu sei é que é mais velho que eu e você juntas!”
Pode acreditar, e nem nas minhas pesquisas não consegui encontrar uma data exata de quando inaugurou a Paris. Mas, o que sei é: que desde sempre só possui um sabor de Sonho – GOIABADA – e nem adianta pedir de outro, porque não sai.
Com massa mais sequinha que os demais que provei, mas não menos gostoso. É mai denso, mas não tão pesado, e é muito caprichado no recheio. Mas é muito saboroso, e pede aquele Cafezinho no balcão da panificadora.
Ainda tem as delicatessens: Super Pão na Pituba, ali também na Paulo VI, tem uns mini sonhos, tipo pipoca – viciante; Paneville no Pq. Júlio César, Bonjour Delicatessen também têm deliciosas opções de Sonhos.
*No Chile, são conhecidos como Berlin ou Berlinesa e são recheados com Crema, Mermelada ou Manjar. E provei em uma das unidades da Castaño – tipo padaria, quem tem unidades espalhadas por Santiago inteirinha, uma das maiores redes de padarias em Santiago, Chile. E os meus preferidos na casa são de Framboesa e Creme.
Comentários