Tiradentes – Minas Gerais
Como ir em Minas Gerais e não conhecer a cidadezinha de Tiradentes?!
A 190 km de distância de BH, apesar de não ter a suntuosidade do barroco de Ouro Preto, tem seu charme e aconchego. Com toda sua arquitetura e ruas com calçadas coloniais, e suas igrejas do século 18, a cidade carrega história, vida e muita beleza em cada ruela por onde passei. Fui em pleno Carnaval, alta estação, calor e muita gente. Porém, não impossível de circular pela cidade e nem de curtir a energia de lugar. Rica em história, Tiradentes também é rica em artesanato, doces e cachaças. Assim como em todo Estado, a culinária é farta deliciosa e forte.
Separei o que você não pode deixar de ver e fazer em Tiradentes.
O dia estava muito quente e meio seco, e eis que encontramos a Budega Bier, lojinha de cervejas artesanais e especiais, onde encontramos um dos rótulos mais gostosos de cervejas que provei. Com atendimento ímpar e extremamente simpático e caloroso, as meninas da Budega explicaram tudinho, até do queijo artesanal feito na região. No qual harmonizamos com a cerveja. Assim começamos nosso tour por Tiradentes. Em seguida, seguimos pelas ruelas, subimos ladeirinhas, andamos e andamos… Pelo que contei 09 entre Igrejas e Capelas. A Capela de São Francisco de Paula, fica no topo de uma colina no qual temos vista da cidade inteira, além de tranquila a subidinha, é linda e traz uma paz enorme.Pela cidade vemos algumas estátuas e bustos em homenagem ao alferes ‘Tiradentes’. Principalmente em frente a Casa da Câmara, e ao Museu de Padre Toledo.
Na rua principal, logo quando chegamos à cidade, váárias lojinhas, lanchonetes, vendas e restaurantes encontramos, e eis que a Doceria Flor de Lótus – Doces Artesanais surge em minha frente como brilha a luz reluzente de uma barra de ouro. Prateleiras de cima a baixo recheadas de potes de doces artesanais: doce de leite de colher, ambrosia, com frutas, compotas, geleias, doce de abobora.. Além dos doces de corte, balinhas de coco, palha italiana, cocadinhas e etc… A Confidências Mineiras é uma lojinha especializada em cachaças da região, desde as mais simples como a efusão de Banana (deliciosa e perigosa, porque pode bater aquela onda rapidinho), até as premiadas em concursos internacionais de cachaça, como o exemplar que trouxe para casa: Cachaça Famosinha de Minas, que ganhou medalha de ouro em 2014 no Concurso Mundial em Bruxellas, envelhecida no tonel de Amburana e produzido pelo Engenho Buriti de Minas, Fazenda da Pontinha em Papagaios. Infelizmente não pude tirar foto dentro da loja, mas ela é toda lindica, rústica e a proprietária é um amor. Sim, em Tiradentes tem uma praça principal, onde as charretes estacionam e onde também tem muitos restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias. Siiim, CHURROS FRITO de carrinho na pracinha, parece até clichê, maaaas é delicioso e quentinho, fresquinho e caprichado no Doce de Leite mineiro. E custando R$ 2,00 =O coisa de louco de tudo de bom. Que pessoa linda, divertida e simples: JOUT JOUT, ela estava procurando um lugar pra comer, assim como nós. Mas parou, conversamos, tiramos foto e demos muita risada. <3 Fechando nosso dia em Tiradentes, paramos na Doce Diferença – Café e Artesanato. Uma graça, mistura peças de decoração com super requinte e uma deliciosa e aconchegante cafeteria com um café saborosíssimo e quitutes da região. Desde biscoitos, tortas, e um Bolo de Banana Caramelado que nunca provei igual. Fofinho, equilibrado e com aroma e sabor apaixonantes. Um dos melhores que já provei, e voltaria sem medo pra comer e me esbaldar. ah! Almoçamos num restaurante quase em frente ao Barouk Chopp e Bar, um lugarzinho simples, que lembra a sala de uma casa residencial que foi transformada em restaurante. Se eu não me engano o nome do restaurante é ‘O Mineirinho’. Couve, tutu à mineira, carne de porco, costelinha – tudo com sabor de feito em casa, bem temperado.Uma viagem que faço questão de voltar, repetir a dose e saborear ainda mais, além de conhecer o que não deu tempo.
Comentários