29 nov • 2014

Um pedacinho de Paris…

Eu já falei aqui no blog da minha paixão por Paris, do quanto amo suas ruas, seu cheiro, do seu sotaque e da sua confeitaria.

Fiquei muito triste quando a Avignon, uma confeitaria que tinha aqui em Salvador, fechou. Era o que a gente tinha de mais próximo do sabor francês. Mas não tinha perdido as esperanças de encontrar algo tão fantástico quanto. E num dia qualquer passeando por Vilas do Atlântico, bairro localizado na região metropolitana de Salvador, mais precisamente em Lauro de Freitas, vi uma plaquinha num centro comercial da St. Michel – Café e Confeitaria, gravei aquela imagem em minha mente, porque um dia eu, com certeza, voltaria para conhecer.

Passou um tempo e enquanto rolava (e ainda acontece) as feirinhas gastronômicas nos finais de semana da capital baiana, em uma das minhas visitas a essa manifestação popular da gastronomia local, me deparei com a barraquinha da St. Michel com macarons coloridos, alfajores, eclairs e outras doces delícias.

[Macarons coloridos, lindos e deliciosos]

[Macarons coloridos, lindos e deliciosos]

Os primeiros quitutes franceses que provei da St. Michel, foi exatamente na #AFEIRA em pleno Festival da Primavera, os famosos Macarons – pequenos doces delicados, a base de farinha de amêndoas e com recheios cremosos de sabores sortidos, muitas vezes bem coloridos. Muito populares na França e fazem o estilo petit sweet. De fato a Chef Nicolly Trankels e o Chef Gustavo Candotta sabem fazer um delicioso macaron. Levemente crocante por fora e muito macio por dentro, derretem na boca, além de lindamente coloridos são bem recheados e saborosos. O ‘doce’ é na medida.

[Uma das melhores éclairs que já comi]

[Uma das melhores éclairs que já comi]

Na #afeira seguinte provei a Éclair /”Bomba”, outra sobremesinha da confeitaria francesa, que tem como base a massa choux e que os Chefs Nicolly e Candotta tornaram-a ainda mais saborosa e interessante, recheando com Creme Patissier e Chocolate Belga. O creme estava fantástico geladinho e lembrando uma mousse, só que mais molinho e a cobertura de chocolate belga – ‘fatastique’.

[Croissant de Chocolate]

[Croissant de Chocolate]

Então, não resisti e resolvi ir na loja conhecer pessoalmente o local de onde nascem essas belezurinhas que me roubam o paladar, me encantam o coração e embalam a minha alma. Fui visitá-los numa tarde de sábado, logo após o almiço, o Café e Confeitaria St. Michel da porta percebi que estava bem tranquilo e ao entrar fui surpreendida pelo cheirinho doce e pelo encanto de Paris.

A sensação de estar num autêntico café/bistrô parisiense foi arrebatadora. Os tons em marrom, o papel de parede, o piano num canto sendo acolhido por uma imagem enorme da Torre Eiffel em uma moldura dourada, as cadeiras e mesas e o magnânimo lustre de cristal…aaaaah minha doce e amada Paris. Respirei fundo e como se despertasse de um transe de horas, me dei conta que já tinha tornado essa Pâtisserie no meu mais novo cantinho preferido. E me dirigi ao balcão…

[Tortinhas]

[Tortinhas]

E que balcão, recheado de doçuras de não apenas tirar o folego por sua beleza e apresentação, mas constatei que seus sabores são ímpares. De um lado tortinhas/ bolinhos individuais nos mais clássicos sabores: Ouro Branco, Brigadeiro, Prestígio, Morango com Chocolate, além de Mousses, Cupcakes, Tortas na Taça, Trufas de Chocolate, Bombons de Chocolate, Quindins e mais…

[Delícias Francesas]

[Delícias Francesas]

Já do outro lado do balcão-vitrine delícias da confeitaria francesa: Mil Folhas, Macarons, Éclair, Cheesecakes, Tartelettes, Merengue de Morangos – um suspirão recheadocom creme de morango e pedaços de morangos fresquinhos, Opera – doce tradicional francês com biscuit joconde com camadas de creme de café e ganache de chocolate ,  e as Sobremesas do Dia, porque lá os chefs criam toda semana algo diferente ou fazem uma nova roupagem para os clássicos e podemos encontrar: Saturno, Rubi, Antoinette, Marilou, Opera Framboise, Belinha, Creme Brûlée, Etat de Choc, Rainha de Copas, dentre outros.

[Merengue com Creme de Morango e Pedacinhos de Morangos Frescos]

[Merengue com Creme de Morango e Pedacinhos de Morangos Frescos]

[Geleias artesanais]

[Geleias artesanais]

A casa ainda faz Bolinhos da Vovó, aqueles simples, mas sempre com um toque St. Michel, tortas e quiches salgados, e ainda para acompanhar Chás, Coffee Drinks, Chocolates e muito mais.

Nessa minha primeira visita a Confeitaria tive a oportunidade de provar a Tortinha individual Ouro Branco – um mini bolinho com recheio e cobertura bem caprichados. A massa do bolo de baunilha estava fantástica, macia, leve e suave. Com recheio e Cobertura de brigadeiro branco com granulado de chocolate e bombom Ouro Branco, para acompanhar um delicioso e refrescante Coffee Shake – espresso, sorvete de creme, calda de chocolate e chantilly – docinho, geladinho e muito saboroso.

[Tortinha Ouro Branco - doce, mas suave e não enjoativa]

[Tortinha Ouro Branco – doce, mas suave e não enjoativa]

Enquanto vamos saboreando e se deliciando com sabores e texturas, podemos acompanhar a produção dando uma espiadinha na cozinha/aquário, enquanto chefs e seus ajudantes colocam a mão e amor nas massas, cremes e chocolates.

[Coffe Shake - cremoso e saboroso]

[Coffe Shake – cremoso e saboroso]

Em seguida provei a Cheesecake de Limão e Amora – base de biscuit e dois tipos de “recheios”, sendo um creme de limão diferenciado pelo tom e pelo sabor e o de amora, com coberturinha de morango e finalizado com um biquinho de chocolate. Ao dar a primeira colherada me levou para um dia lindo e fresco de verão, super refrescante essa cheesecake tem seus sabores bem diferenciados, podemos sentir a doçurinha do biscuit, o azedinho e refrescância do limão, o creminho de amora além de sabor encorpado e presente, traz o frescor da floresta. O arremate final fica por conta da couli de morango em que podemos perceber alguns carocinhos da fruta e o sabor marcante. E o tchan com o biquinho de chocolate então – denso e firme.

[Cheesecake de Limão Siciliano e Amora - refrescante, lindo e maravilhoso]

[Cheesecake de Limão Siciliano e Amora – refrescante, lindo e maravilhoso]

Uma miscelânea de texturas e sabores, tudo casando perfeitamente, sem perder a delicadeza, a suavidade e a leveza. E uma coisa que notei, essa cheesecake é bem diferente daquelas que estamos acostumados, tal diferença se dá no processo de preparo, no qual esta é uma cheesecake fria no qual é mais leve mesmo, mais delicada, não é levada ao forno. Já a cheesecake americana tradicional tem recheio mais firme, encorpado e mais pesadinha, esta por sua vez é lavada ao forno. Mas, ambas são deliciosamente boas.

Para acompanhar um bom e delicioso espresso. Vale ressaltar que na St. Michel, você pode comprar os pacotes em grãos ou em pó, de marca própria, sendo um café cultivado na Chapada Diamantina e vencedor de prêmios. A qualidade do produto é bem perceptível ao saboreá-lo em goladas fortes e quentes. Nem precisa de açúcar, ele purinho é maravilhoso.

[Rainha de Copas - uma joia de sobremesa]

[Rainha de Copas – uma joia de sobremesa]

Minha visita ficou ainda melhor quando o Chef Candotta chegou e bateu um papinho contando a história do nascimento do Café. Depois de suas andanças, aprendizados e aperfeiçoamentos resolveu junto com sua parceira Nicolly, investir no seu sonho, em ter um pedacinho de Paris pelas bandas de cá. E papo pra lá e papo pra cá, ainda provei a sobremesa do dia Rainha de Copas – biscuit de chocolate, confit de framboesa e mousse de chocolate belga 60%, glaçado na hora – um Entremet* individual que eu não tenho nem palavras para descrever: MA-RA-VI-LHO-SA-MEN-TE, DI-VI-NO (e ainda é pouco!)

[Se por fora já é lindo, por dentro é ...huuum...]

[Se por fora já é lindo, por dentro é …huuum…]

Fechando o dia pelo passeio gustativo pela pâtisserie provei um Bombom de Chocolate 70% recheado com Ganache de Manjericão. Sim, foi isso mesmo que você leu, manjericão. (queê que isso?! Afêmaria….babei só de lembrar!) ousado, inusitado, exótico e surpreendentemente bom. O sabor e aroma do manjericão é muito presente, mas não amarga e ganha uma suavidade ímpar quando e torna ganache. (Só tirei foto antes de comer, esqueci de capturar o interno pra vocês terem a noção de consistência e cor.).

[Bombom de Chooclate com Ganache de Manjericão]

[Bombom de Chocolate com Ganache de Manjericão]

Para 2015 muitas novidades estão por vir, e eu aguardo ansiosamente. Ainda bem que existe um pedacinho de Paris a 30 km da minha casa, e terei muitos motivos para rodar 30 km e visitar a St. Michel Café e Confeitaria e os Chefs: Nicolly e Gustavo.

 

Onde Encontrar: St. Michel Café e Confeitaria – Av. Praia de Itapoan, 1327 – Belvedere Center – Vilas do Atlântico – Lauro de Freitas – Ba

Facebook: Fanpage Oficial

Instagram: @stmichelconfeitaria

[*Entremet: em francês significa “entre pratos” – na Idade Média, nos banquetes se faziam vários pratos e para limpar o paladar, à degustação, vinha à mesa essas tortinhas. Hoje, essas finas e elegantes sobremesas se adaptaram e ganharam cores e sabores diversos. Em sua base um biscuit, ‘corpo’ de mousse estruturada e no recheio um creme suave ou um confit de frutas. Levando em sua cobertura uma glaçagem dando um brilho especial]

Comentários